Política

Lula discursa na COP30 e convoca o mundo a ‘impor nova derrota aos negacionistas’

Presidente brasileiro reforça que crise climática é uma “tragédia do presente” e compara gastos com clima e com guerras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta segunda-feira (10) na abertura oficial da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), sediada em Belém (PA), e deu o tom combativo do evento que se estenderá até 21 de novembro.

Lula classificou a realização da COP na Amazônia como uma “proeza” e um desafio aceito para provar que “não há nada impossível” quando há disposição.

Em sua fala, o presidente fez duras críticas aos céticos da ciência climática, afirmando que é o “momento de impor uma nova derrota aos negacionistas“, a quem acusou de “controlar algoritmos, semear o ódio e espalhar o medo”.

O petista também frisou que a mudança do clima deixou de ser uma “ameaça do futuro” para se tornar uma “tragédia do presente“, citando o recente tornado que atingiu o Paraná.

Financiamento e Guerra

Lula voltou a criticar o alto investimento em conflitos militares globais em detrimento do financiamento climático. “É muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com o problema climático do que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”, afirmou.

A COP30 acontece em um momento crucial, logo após a Cúpula de Líderes na semana passada, onde o Brasil assinou uma declaração que une, pela primeira vez, justiça racial e ação climática no mesmo acordo, focando no combate ao racismo ambiental.

Cerca de 50 mil pessoas participam da conferência, que busca transformar discursos sobre transição energética, financiamento e proteção florestal em planos concretos.


Créditos da Imagem: Reuters/Adriano Machado

Você também pode querer ler:

Política

Moraes Revoga Medidas Cautelares, e Bolsonaro e Valdemar Costa Neto Podem Se Comunicar Novamente

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revogou a medida cautelar que impedia o presidente do PL,
Mogi das Cruzes Política

Vereadora Inês Paz é denunciada pelo Ministério Publico defesa nega tudo!

A política de Mogi das Cruzes está agitada! O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com uma denúncia formal