O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira (12/11) para uma reunião estratégica com equipes técnicas do Ministério da Saúde. O foco principal do encontro foi garantir o apoio financeiro e a adesão a programas federais essenciais para a abertura e o pleno funcionamento da nova Maternidade Municipal.
Cusatis destacou que a articulação é vital para o sucesso da etapa final antes da inauguração. “O objetivo da prefeita Mara Bertaiolli e da nossa gestão é assegurar o apoio financeiro do Governo Federal para garantir o pleno funcionamento da unidade, com atendimento humanizado e de excelência às mães e bebês,” afirmou. Ele ressaltou que a busca é por garantir a sustentabilidade financeira dos novos equipamentos de saúde.
A Nova Maternidade: Estrutura e Serviços
A Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes está sendo concebida para oferecer atendimento integral e humanizado. A estrutura, com sete pavimentos e 90 leitos, abrigará também o Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas.
A unidade está preparada para atender demandas ambulatoriais, de urgência e emergência, e contará com serviços especializados como:
- Obstetrícia e Neonatologia
- Diagnóstico por Imagem
- Banco de Leite Humano
- Atenção Multidisciplinar
Continuidade das Negociações e Demais Pedidos
O diálogo com o Ministério da Saúde sobre a Maternidade teve início em junho deste ano. Em outubro, o assessor do Ministério, Humberto Tobé, visitou as instalações da futura unidade em Mogi.
Na reunião desta quarta-feira, a equipe técnica de Mogi — que incluiu a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi — protocolou ofícios solicitando apoio financeiro mensal e adesão a programas federais de custeio.
Além da Maternidade, a Prefeitura solicitou apoio financeiro e adesão a programas em diversas áreas da saúde, com destaque para:
- Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC): Solicitação de ampliação para sustentar o custeio de novas internações e procedimentos neonatais.
- Programas Federais: Previsão de incentivos do PAC Seleções (no qual o município já foi selecionado) e disponibilidade de Carretas do programa “Agora Tem Especialista”.
- Infraestrutura: Apoio à Cidade da Saúde, que deve incluir o Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
- Regularização de UPAs: Atualização e regularização do cadastro das UPAs Rodeio e Jundiapeba junto ao Ministério para habilitação e qualificação, condição necessária para recebimento de recursos federais.
A Secretária Rebeca Barufi reforçou que a articulação com o Governo Federal é “essencial para que o serviço nasça forte e sustentável”, garantindo o acolhimento e a segurança que mães e bebês merecem. O encontro resultou em encaminhamentos técnicos para análise e priorização das demandas apresentadas.
Créditos de Imagem: Divulgação/PMMC



