O “Festival Encantado de Guararema”, substituto do tradicional evento natalino, anima os comerciantes, que esperam grande aumento no fluxo de turistas na cidade.
Após o anúncio do Festival Encantado de Guararema pela Prefeitura, evento que assumirá o lugar do aclamado Cidade Natal este ano, a Associação Comercial e Empresarial de Guararema (ACEG) confirmou o otimismo dos comerciantes locais. O setor vê a nova programação com grande expectativa para a movimentação turística e de vendas no período natalino.
Segundo Regiani Rodrigues, vice-presidente da ACEG, a proposta foi muito bem recebida, sem resistência por parte dos empresários. Este cenário de aceitação contrasta fortemente com o que ocorreu em 2024, quando o cancelamento do evento, devido ao redirecionamento de verbas para a construção do Hospital Municipal, gerou protestos e preocupação com os prejuízos ao comércio.
“O clima é de otimismo, os comerciantes já estão se preparando. A situação foi contornada não apenas com essa ação da Prefeitura, mas também com outros eventos que têm atraído turistas”, ressaltou Regiani.
Expectativa de Público e Impulso Econômico
A ACEG acredita que o Festival Encantado de Guararema deve impulsionar significativamente o movimento no centro da cidade. Embora não haja estimativa oficial, a vice-presidente compara o evento à afluência do Festival de Inverno, que atrai cerca de 80 mil pessoas ao longo de 20 dias, e sugere que o número de visitantes no Natal “pode dobrar”.
“Durante o passeio, as pessoas podem conhecer nosso Mercado Municipal, o artesanato e o comércio em geral, que estarão preparados para atender com alegria”, afirmou a vice-presidente da ACEG.
Detalhes do Festival Encantado
O novo evento natalino acontecerá em dois locais principais, de 4 de dezembro a 4 de janeiro:
- Estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’Alho);
- Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello.
Os espaços contarão com decoração natalina, gastronomia temática e apresentações de artistas locais. As atividades serão gratuitas e ocorrerão às quintas e sextas-feiras (a partir das 18h) e aos sábados e domingos (a partir das 12h).
Além disso, o Festival terá a Feira Trama, Cor & Arte, com artesãos formados pela Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino de Souza, funcionando no Museu Estação Ferroviária (Rua Dr. Falcão, n.º 04, Centro) aos sábados e domingos, das 9h às 18h.
Chamamento Público para Gastronomia
A Associação Comercial reforçou um pedido dos comerciantes de alimentação para que não haja terceirização do espaço gastronômico, permitindo que os empreendedores locais possam participar em igualdade de condições.
A administração municipal confirmou que há um chamamento público aberto para interessados no espaço gastronômico. As propostas devem ser protocoladas entre 14 a 24 de novembro, na Prefeitura Municipal de Guararema (Praça Cel. Brasílio Fonseca, nº 35, Centro).
Crédito da Imagem: Wanderley Costa/Prefeitura de Guararema


