São Paulo

Unesp Demite Professor Acusado de Assédio e Conduta Moralmente Questionável

Rafael Salatini de Almeida foi desligado por justa causa após a Ouvidoria receber 44 denúncias de alunos, incluindo relatos de comentários inapropriados e constrangedores em sala de aula.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) confirmou o desligamento por justa causa do professor Rafael Salatini de Almeida, docente do curso de Relações Internacionais, após a conclusão de uma comissão de apuração que investigou denúncias de assédio moral e sexual.

A decisão drástica da instituição foi tomada após uma análise técnica de 44 denúncias coletadas por estudantes e entregues à Ouvidoria em maio de 2024. Na época, os alunos do campus organizaram protestos, incluindo a paralisação das aulas e a cobertura de muros com cartazes que denunciavam as frases ditas pelo professor.



O Teor das Denúncias

As 44 denúncias foram reunidas pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello” (CARI). Os relatos apontam que o professor Salatini tinha o hábito de constranger os alunos com comentários inapropriados na frente da turma, com as frases tornando-se, com o tempo, mais direcionadas.

Um estudante, que preferiu não se identificar, compartilhou um relato de constrangimento presenciado em sala de aula:

“Eu presenciei uma vez que ele disse para um colega ‘Por quantos reais você me daria a bunda?’ E começou a estipular os valores. ‘Por 10 mil reais? 30 mil? 1 milhão’? Meu colega foi negando, até chegar em um momento que ele disse: ‘Eu acho que você estaria mentindo. Acho que você me daria a bunda por bem menos’,” relatou o aluno.

Rafael Salatini lecionava em três disciplinas obrigatórias para os alunos do primeiro e terceiro ano do curso de Relações Internacionais, e mais de uma turma teria sido afetada pelos comentários.

Posição da Unesp

A Unesp confirmou que o docente foi demitido por justa causa devido a “procedimento irregular de natureza grave”, “ato de improbidade” e “conduta moralmente questionável”, após a conclusão do procedimento administrativo.

Crédito da Imagem: Divulgação

Você também pode querer ler:

São Paulo

A coisa tá pegando pro lado dos aplicativos de entrega! A greve dos entregadores, que começou ontem com o nome de “Breque Nacional dos Apps”

A coisa tá pegando pro lado dos aplicativos de entrega! A greve dos entregadores, que começou ontem com o nome
São Paulo

Tá Querendo Mudar de Faculdade? USP Abre Vagas de Transferência!

Se você já tá na faculdade, mas tá pensando em mudar pra USP, essa é a sua chance! A Universidade