A Escola Municipal Professora Auta Cardoso de Mello, localizada no Jardim Aeroporto III, realizou nesta sexta-feira (14/11) a 2ª Mostra Cultural “Mulheres Pretas”. O evento mobilizou todas as turmas, do Infantil III ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de destacar e valorizar o protagonismo das mulheres negras em diversos campos da sociedade.
A mostra foi um sucesso e ficou aberta para visitação das famílias e de toda a comunidade escolar.
Práticas Pedagógicas Antirracistas e Fortalecimento da Identidade
A proposta do evento nasceu da necessidade de implementar práticas pedagógicas antirracistas que promovam o respeito à diversidade étnico-racial e valorizem a cultura afro-brasileira no ambiente escolar. A vice-diretora, Simone da Cunha, explicou que o projeto visa, principalmente, o fortalecimento de uma identidade positiva nos alunos pretos.
“O projeto trouxe para a escola o fortalecimento de uma identidade positiva aos alunos pretos, além de senso crítico frente às situações do dia-a-dia e o respeito à diversidade étnico-racial. Foi muito bonito ver toda essa mudança na escola”, afirmou Simone da Cunha.
Em cada sala de aula, a cultura afro-brasileira foi minuciosamente representada, por meio de:
- Livros com autoras e personagens negras.
- Música e Arte sob diferentes olhares.
- Atividades de autoimagem e valorização das pessoas independente da cor.
- Exposição sobre mulheres negras de destaque em diferentes profissões.
Envolvimento da Comunidade e Servidores
O projeto envolveu não apenas professores e alunos, mas também servidores, colaboradores e a comunidade. Roselaine Aparecida Silva, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE), participou conversando com as crianças. “Achei muito importante, porque dizem que o preconceito e o racismo não existem, mas eu acredito que ainda existe. É importante lidar com isso desde pequeno”, disse.
Daniele Rodrigues, funcionária da Demax, também contribuiu de forma especial: ela contou sua história de vida e realizou tranças no cabelo das crianças, explicando a origem e o significado desse penteado, que era desconhecido por muitos.
A secretária adjunta da Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, visitou a mostra e parabenizou o trabalho. “Vimos o resultado do trabalho de uma equipe comprometida, que nos apresentou com alegria o que foi realizado com as crianças. Nossa missão é que todos tenham as mesmas oportunidades e possam realizar seus planos no futuro”, destacou.
Os trabalhos realizados pelos alunos encantaram os visitantes. Ester Correia, mãe da aluna Luana Vitória Correia, elogiou o resultado: “Achei lindo os trabalhos de todas as salas e de todas as professoras. Acredito que esse trabalho contribui muito para combater o preconceito e auxiliar no desenvolvimento da criança”.
Créditos da Imagem: Divulgação/PMMC


