A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, realiza neste sábado (22/11) mais uma edição da Operação Cata-Tranqueira. Esta será a 46ª edição do ano, focada em atender a região do Caputera a partir das 7 horas da manhã.
O serviço de recolha de materiais inservíveis é semanal, atende a conjuntos pré-determinados de bairros e complementa as ações diárias de limpeza pública e os mutirões de zeladoria do município.
Bairros Atendidos e Orientações para a População
Neste sábado, a operação contemplará os seguintes bairros:
- Alto da Boa Vista
- Jardim Jussara
- Jardim São Francisco
- Vila Caputera
- Vila Ressaca
Os moradores dessas localidades devem deixar os itens que desejam descartar sobre as calçadas de suas residências antes do horário de início da operação (7h).
Destinação Correta e Combate à Dengue
A Operação Cata-Tranqueira é fundamental para a preservação do meio ambiente e beneficia a população que tem dificuldade em levar os materiais inservíveis aos Ecopontos.
Tudo o que é recolhido recebe a destinação correta. Além de objetos volumosos e descartes comuns, a operação também recolhe pneus, o que contribui diretamente para a contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
⚠️ O que NÃO é recolhido:
É importante destacar que as equipes não recolhem os seguintes tipos de resíduos:
- Entulho de construção civil
- Lixo doméstico
- Podas de árvores
- Material de corte de jardinagem
A Secretaria solicita que os munícipes consultem e acompanhem o calendário da Operação Cata-Tranqueira, disponível permanentemente no site da Prefeitura, para evitar casos de descarte irregular. O descarte inadequado de lixo e entulho é um problema sério, causando prejuízos e contribuindo para a ocorrência de enchentes e alagamentos na cidade.
(Divulgação/PMMC)


