A Secretaria de Educação de Suzano realizou, nos dias 18 e 19 de novembro (terça e quarta-feira), uma série de apresentações de seus projetos pedagógicos de leitura e escrita para os estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Piaget (UniPiaget). A iniciativa, batizada de “Ação de Impacto em Rede: Práticas de Leitura e Escrita”, foi organizada pela Gestão Pedagógica da pasta, por meio do Núcleo Pedagógico de Ensino Fundamental.
O objetivo principal dos encontros foi compartilhar os resultados de projetos que utilizam a perspectiva discursiva no ensino – fruto da formação continuada oferecida aos educadores. O evento reuniu professores da rede municipal, coordenadores e universitários, promovendo um intercâmbio sobre as estratégias que têm impulsionado a alfabetização e o letramento no município.
📝 Destaques dos Projetos Apresentados
As apresentações demonstraram a diversidade e a criatividade das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de Suzano:
| Data | Período | Projeto | Educador(a) | Objetivo |
| Terça-feira (18/11) | Manhã | “Cartas pela escola que queremos” | Bianca Aline Neves | Estimula a escrita autoral dos alunos a partir de reflexões sobre o ambiente escolar desejado. |
| “Leitura Simultânea” | Nivaldo Jacinto de Sampaio | Mobiliza diferentes turmas na leitura conjunta de uma mesma obra. | ||
| “Produção de um Gibi” | Cinthia de Lima Magiolo Souza | Incentiva o desenvolvimento textual e a criatividade pela criação de histórias em quadrinhos. | ||
| Quarta-feira (19/11) | Manhã | “Leitura Simultânea: Primavera” | Eliane Araujo Sobral | Edição temática do projeto de leitura coletiva, focando na formação leitora. |
| Noite | “Produção de um Gibi” | Cinthia de Lima Magiolo Souza | Apresentação do projeto de criação de HQs para o público noturno. | |
| Noite | “A voz dos avós” | Welen Veríssimo de Carvalho Monteiro | Valoriza memórias familiares e promove o diálogo intergeracional por meio da leitura e escrita. |
🗣️ Fortalecimento da Rede e Formação Inicial
A secretária de Educação de Suzano, Renata Priscila, destacou a relevância de aproximar a academia das práticas pedagógicas da rede. “Compartilhar nossas experiências com quem está em formação inicial é fundamental. Esses projetos mostram que leitura e escrita são ferramentas vivas, que ajudam cada estudante a construir seu olhar sobre o mundo”, afirmou.
Ela também ressaltou que o diálogo entre a Secretaria de Educação e os estudantes de Pedagogia “amplia as possibilidades de inovação e fortalece o compromisso com uma educação crítica, humana e transformadora”.
Os resultados apresentados serviram como prova do empenho dos profissionais da rede municipal e do avanço na construção de práticas de ensino mais significativas para os estudantes.
Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano


