Suzano

GPA de Suzano Resgata 22 Pássaros Silvestres e Solta Carcará Reabilitado no Mesmo Dia

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano demonstrou a eficiência de seu trabalho no combate ao crime ambiental com duas ações significativas realizadas em poucas horas na última terça-feira, 18 de novembro. As operações incluíram a apreensão de 22 pássaros silvestres mantidos irregularmente e a soltura de um carcará reabilitado de volta à natureza.


🐦 Apreensão de Aves Silvestres em Suzano

A primeira ação ocorreu às 13h10 na Rua Joel Gomes Barbosa, no bairro Raffo. Durante patrulhamento, a equipe do GPA avistou diversas gaiolas com aves na garagem de uma residência.

Após retornar para averiguação, os agentes foram recebidos pelo proprietário, que autorizou a entrada. Questionado sobre a documentação obrigatória para criação das espécies, o morador não apresentou nenhuma comprovação legal.

No total, foram apreendidos 22 pássaros silvestres, sendo:

  • 17 coleirinhas
  • 3 bigodinhos
  • 1 tico-tico
  • 1 tizil

Diante do flagrante de manutenção ilegal de fauna silvestre, o responsável foi enquadrado no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98 (Crimes Contra a Fauna). Ele foi conduzido à Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi das Cruzes e permaneceu à disposição da Justiça. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP), onde receberam manejo especializado.Imagem de the Carcará bird

Shutterstock

Explorar


🌿 Reintegração de Carcará ao Habitat Natural

No mesmo dia e após a apreensão, a equipe do GPA foi acionada pelo Cetras-SP para realizar a soltura de um carcará que havia sido reabilitado.

A ave, um predador de topo e importante para o equilíbrio ambiental, foi levada a uma área de mata na região do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, sendo reintegrada com sucesso ao seu ambiente natural.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, reforçou a importância do trabalho do grupamento: “O trabalho do GPA é fundamental para combater o comércio ilegal de animais e garantir que a fauna nativa receba o tratamento adequado. Ao apreender espécies mantidas irregularmente e apoiar a soltura de animais reabilitados, reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e a proteção da vida silvestre.”

A GCM reitera que a população pode colaborar no combate ao crime ambiental e ao tráfico de fauna por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelos telefones 153 e (11) 4746-3297.


Crédito das Fotos: Divulgação/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros