A prefeita Mara Bertaiolli anunciou nesta sexta-feira (28/11) mais um avanço crucial para a infraestrutura de Mogi das Cruzes. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu o processo de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela construção da nova ponte da Volta Fria.
A obra, que será executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, é resultado da retomada do diálogo institucional.
“Estamos trabalhando desde o início do ano para que a nova ponte da Volta Fria finalmente saia do papel e a abertura da licitação é um passo decisivo para esta obra, que vai garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores do distrito e de toda aquela região da cidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Investimento e Cronograma
O projeto é ambicioso e prevê, além da construção da nova ponte, a implantação de uma rotatória e a demolição da passagem atual, que é estreita e permite a passagem de apenas um veículo por vez.
- Valor Estimado: R$ 28.320.100,68.
- Recursos: O Governo do Estado de São Paulo será responsável por todo o aporte financeiro e pelo acompanhamento da execução.
- Abertura das Propostas: Está marcada para o dia 8 de janeiro de 2026.
Histórico da Demanda
A construção da nova ponte é uma demanda histórica da região, intensificada pela atual gestão. O tema foi levado pela prefeita eleita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis em conversas com o governador Tarcísio de Freitas ainda na transição municipal.
O vice-prefeito Téo Cusatis tem acompanhado de perto todas as etapas:
- Janeiro/2025: O superintendente do DER, Sérgio Codelo, visitou Mogi e entregou o projeto atualizado e aprovado da nova ponte e da rotatória.
- Março/2025: A Prefeitura encaminhou o projeto de lei para o convênio à Câmara, que foi aprovado em 25 de março (Lei nº 8.189).
- Setembro/2025: Téo Cusatis se reuniu com o vice-presidente do DER, Maurício Máximo, para tratar do assunto.
Ponte Completa o Corredor Viário
A nova ponte completará o pacote de melhorias na Estrada da Volta Fria, que já recebeu pavimentação em 11,66 quilômetros, um investimento de R$ 23 milhões concluído pelo DER em 2023.
A Estrada da Volta Fria conecta a Via Perimetral à Avenida Guilherme George, em Jundiapeba, e junto à Avenida das Orquídeas e à SP-66, forma um importante corredor viário que visa desafogar o trânsito da região oeste de Mogi das Cruzes e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Crédito da Notícia: Divulgação/PMMC


