A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia nesta terça-feira (02/12) a operação da nova lombada eletrônica instalada na Avenida Comendador Fumio Horii (antiga Avenida das Orquídeas), no distrito de Jundiapeba. A instalação do equipamento é uma resposta direta ao alto número de acidentes na via, que figura entre as de maior risco na cidade, com 24 ocorrências registradas entre 2024 e setembro deste ano.
A lombada eletrônica está localizada na altura do número 1.451, operando no sentido Centro-bairro. O objetivo principal é forçar a redução da velocidade e, consequentemente, preservar vidas.
Detalhes da Operação
- Início do Funcionamento: Terça-feira, 02 de dezembro, após a aferição oficial pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), agendada para a manhã do mesmo dia.
- Limite de Velocidade: O limite de velocidade permitido na avenida permanece em 60 quilômetros por hora (km/h), o mesmo já existente.
- Sinalização: Toda a extensão da avenida recebeu revitalização e reforço da sinalização, com placas visíveis informando sobre a presença do equipamento e o limite de velocidade. Banners também foram instalados dias antes pela Secretaria de Mobilidade para alertar os motoristas.
O secretário-adjunto de Mobilidade e Trânsito, Fábio Vega, ressaltou que a medida é de fiscalização e segurança: “O limite de velocidade já era de 60 km/h. Agora, a diferença é que reforçaremos a fiscalização com a lombada eletrônica, que é aquele equipamento totalmente visível, que mostra ao motorista, no momento da passagem, a velocidade do seu veículo. É uma medida importante para reduzir a quantidade de acidentes e aumentar a segurança no trânsito.”
Crédito das Fotos: Divulgação/PMMC


