A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em parceria com o Bunkyo Mogi BBT – Beisebol para Todos, iniciou nesta segunda-feira (01/12) a programação de encerramento do projeto de beisebol nas escolas. A primeira a sediar o evento foi a EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, escola pioneira na iniciativa, reunindo mais de 300 alunos em uma grande celebração.
Todos os estudantes participantes receberam medalhas, coroando um ano de aprendizado e dedicação. A secretária de Educação, Darly Carvalho, reforçou a importância da parceria: “Agradecemos ao Bunkyo pela parceria neste projeto, que tem levado o beisebol para nossas escolas. O esporte contribui para o desenvolvimento integral e proporciona novas oportunidades para as crianças.”
Desenvolvimento e Oportunidades
Na escola do Oropó, o projeto atendeu 373 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A diretora Patrícia Fernandes da Silva agradeceu o empenho de todos: “Nós agradecemos muito aos professores, aos alunos e toda equipe do Mogi Beisebol que se dedicaram para que o projeto acontecesse esse ano aqui na escola.”
O coordenador geral da modalidade do Bunkyo, Juliano Abe, destacou o foco do projeto: “O projeto nasceu com o sonho de atender a cidade de Mogi das Cruzes ensinando beisebol e valores para as pessoas e as crianças. Nosso objetivo foi fazer também que as crianças enxergassem novos sonhos a partir da prática desse esporte que a gente tanto ama.”
Talentos Revelados
- A escola terá um representante no campeonato brasileiro em Londrina (PR): o aluno Samuel Salustiano, de 9 anos.
- Thiago Januário, ex-aluno da EM Florisa Faustino Pinto, deu seu testemunho, destacando sua trajetória de sucesso no esporte, que o levou a integrar a Seleção Brasileira em 2009, e agradeceu a técnica pedagógica Ana Maria Tertuliano pela oportunidade.
O entusiasmo dos alunos foi notório. A estudante Ana Julia de Miranda Silva, 9 anos, resumiu: “O beisebol é bom para a criança se exercitar e não ficar muito parado mexendo em tela. É muito legal a gente correr e brincar no esporte.”
Calendário de Encerramentos
O projeto, que atende cinco unidades escolares, realiza suas atividades no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta. A programação de encerramento continua ao longo da semana, acompanhada pelo Departamento Pedagógico da Pasta:
- Terça-feira (02/12): EM Prof. Benedito Estelita de Mello (Socorro).
- Quarta-feira (03/12): EM Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera).
- Quinta-feira (04/12): EM Profª Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco (Jardim Ivete).
- Sexta-feira (05/12): EM Monteiro Lobato (Ponte Grande).
O “Beisebol para Todos” visa crianças de 6 a 12 anos, promovendo a formação desportiva, a inclusão social, o estímulo à autonomia e à cidadania, contribuindo integralmente para o desenvolvimento das crianças. A iniciativa é um projeto esportivo da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte – LPIE e conta com o incentivo fiscal de empresas mogianas como Höganäs, Rud, Shibata Supermercados, Embu, Rinnai e Jal.


