Mogi das Cruzes encerrou o ano esportivo de 2025 em grande estilo com o “Esporte em Movimento”, evento realizado no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, na última segunda-feira (01/12). Cerca de 1,5 mil pessoas, entre alunos de projetos, atletas de equipes de competição e familiares, celebraram as conquistas do ano.
A prefeita Mara Bertaiolli foi a convidada de honra e ressaltou o papel transformador do esporte na cidade. “Esta é uma noite especial para homenagear os esportistas de nossa cidade. Parabéns a todos pelo exemplo de dedicação e superação. Mais do que o encerramento das atividades deste ano, celebramos o amor, a união e o poder do esporte em transformar vidas”, destacou a prefeita, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.
Investimentos e Ampliação de Atendimento
O secretário Fred Abib informou que a administração municipal alcança, atualmente, 7,3 mil pessoas por mês com aulas gratuitas distribuídas em oito Centros Esportivos, quatro ginásios, parques e outros espaços.
A ampliação do atendimento foi acompanhada por melhorias estruturais significativas:
- Pró-Hiper: O programa para a Melhor Idade atende cerca de 1.500 pessoas. Em 2025, o local recebeu manutenção no sistema de aquecimento das piscinas e a volta do funcionamento da segunda piscina, parada há cerca de cinco anos.
- Centro Municipal de Paradesporto: O espaço, que atende 306 pessoas em 14 atividades, lançou novos projetos, como as Clínicas de Bocha nas Escolas Municipais e o projeto Paradesporto para Todos, que leva modalidades paradesportivas aos bairros.
- Centro de Lutas do Ginásio Tuta: Entregue em julho, o centro oferece aulas de jiu-jitsu, boxe, judô, taekwondo, e karatê, beneficiando cerca de 200 alunos em um espaço revitalizado sob a arquibancada do ginásio.
- Parque da Cidade: O local passou por revitalização completa, incluindo a pista de caminhada, pavilhão de ginástica, e a recuperação e democratização do ginásio de esportes.
Homenagens e Destaques Esportivos
O evento Esporte em Movimento contou com a apresentação de turmas de ginástica rítmica do Ginásio Paulo Kobayashi (Jundiapeba) e do Parque da Cidade.
O futebol amador também foi celebrado com a premiação da 1ª Copa Mogi de Futebol Amador. O Império, de Brás Cubas, sagrou-se campeão após vencer o Azulão, de Jundiapeba, por 2 a 0 na final, que ocorreu no domingo (30/11).
Outros destaques do ano na cidade incluem:
- Mogi Basquete: O retorno da parceria com a Prefeitura impulsionou o time à final do Campeonato Paulista, após nove anos, conquistando o vice-campeonato, além de ser um dos destaques do NBB.
- Futebol: O Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (Nogueirão) recebeu melhorias no gramado e na estrutura, sediando a final do Campeonato Paulista Sub-20 (São Paulo x Santos), com um público de 5 mil torcedores.
- Copa São Paulo: Mogi das Cruzes voltará a ser sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro, recebendo o Grupo 23 (União Mogi, Fortaleza, Confiança e Centro Olímpico).
Participaram da solenidade o secretário adjunto Guilherme Filipin e os vereadores Milton Lins (Bigêmeos), Edson Santos, Marcos Furlan, Eduardo Ota e Antônio José da Silva Neto (Tonhão).
Crédito das Fotos: Divulgação/PMMC


