Em um movimento que promete aquecer o mercado de trabalho local, a Trivia Trens S.A, nova concessionária responsável pela ampliação e modernização da Linha 11-Coral (CPTM), garantiu que os mais de 2 mil empregos a serem gerados pelas obras e a operação da linha serão priorizados para os mogianos.
O compromisso foi selado em uma reunião na Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde a prefeita Mara Bertaiolli recebeu o gerente de relações institucionais da concessionária, Thiago Rodrigues. A notícia foi celebrada pela prefeita: “Tivemos uma primeira reunião muito produtiva. A concessionária se comprometeu a priorizar as contratações para as pessoas de Mogi das Cruzes.”
Apoio Municipal à Capacitação
Para garantir que os moradores da cidade estejam aptos a assumir as funções mais técnicas exigidas pela operação da linha férrea, a gestão municipal se comprometeu a criar condições para a capacitação profissional necessária.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rinaldo Sadao Sakai, e seu adjunto, Claudio Costa, serão os responsáveis por essa parceria estratégica. Eles atuarão para intermediar a captação de currículos, disponibilizar as vagas aos mogianos e estruturar os cursos de capacitação técnica. Os Mutirões de Emprego, já realizados pela secretaria, serão uma das ferramentas utilizadas para facilitar esse acesso.
Mega Investimento na Linha 11
A Linha 11-Coral, que corta Mogi das Cruzes de oeste a leste, é o foco de um investimento robusto de R$ 7 bilhões por parte da concessionária. O projeto faz parte de um investimento total de R$ 14 bilhões previsto para as Linhas 11, 12 e 13 ao longo de 25 anos de concessão.
A operação comercial plena pela nova concessionária está prevista para julho de 2026. Os investimentos visam aumentar o transporte de passageiros dos atuais 520 mil para 690 mil e incluem grandes obras na cidade:
- Reformas Completas: Estações de Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes.
- Nova Estação: Construção da nova estação em Cezar de Souza.
- Melhorias de Infraestrutura: Eliminação de passagens em nível e melhorias para a travessia de pedestres na linha férrea.
A iniciativa de priorizar a contratação local foi saudada como um reflexo positivo da articulação entre o Poder Público e o setor privado, visando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego no município.
Crédito da foto: Divulgação/PMMC)


