Suzano

Conselho de Desenvolvimento Foca em Cadeia Produtiva Local para Fomentar Produtores

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Suzano (CDE) deu início aos trabalhos de sua gestão 2025/2027 com uma pauta estratégica: a Cadeia Produtiva Local (CPL) voltada para a agricultura. A primeira reunião, presidida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, no Centrus, abordou o recém-criado Decreto 10.301/2025, que estabelece a Comissão Intersetorial de Fomento para a CPL.

🍎 Estratégias para Fomento e Abastecimento Local

A principal discussão girou em torno de como aprimorar o trabalho dos produtores locais para que consigam suprir a demanda interna do município, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

A estratégia apresentada visa criar uma integração entre os setores para garantir que a produção seja realizada mediante encomendas já asseguradas. Essa abordagem permitiria aos agricultores maior planejamento a médio e longo prazo, oferecendo segurança e previsibilidade.

Mauro Vaz reforçou o compromisso com os agricultores, destacando o aumento significativo de recursos destinados aos produtores:

  • 2025: Cerca de R$ 400 mil foram destinados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), garantindo refeições a famílias em situação de vulnerabilidade através de entidades.
  • 2026: A previsão é que esse valor supere R$ 1 milhão, um aumento de mais de 150%, demonstrando a prioridade do setor.

A consolidação da CPL em Suzano também poderá atrair incentivos do governo do Estado de São Paulo, alavancando projetos destinados ao abastecimento local.

🤝 Ampliação e Engajamento

O tema da agricultura tem despertado grande interesse. Durante o encontro, foi apresentada uma proposta para ampliar o número de integrantes do Conselho, permitindo a representação de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Regional de Contabilidade. Essa demanda poderá ser formalizada por meio de um projeto a ser analisado pela Prefeitura.

O presidente do Conselho destacou a importância da agricultura para o futuro da cidade: “Nossa cidade tem muito potencial de crescimento não só nos setores da Indústria, Comércio e Serviços, como também na Agricultura. Por isso, temos o objetivo de mobilizar todos os conselheiros para esse propósito de fomentar nossa agricultura local, conectando os produtores às demandas que temos na cidade”.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é composto por 28 membros (14 titulares e 14 suplentes), reunindo representantes de diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade civil, como comércio, indústria, serviços, turismo, ensino superior, e associações culturais, de engenheiros e arquitetos.


Créditos das Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros