Os Conselhos Mirins das escolas municipais de Mogi das Cruzes concluíram na última terça-feira (02/12) o ciclo de visitas a espaços públicos e de representatividade social. A última etapa da programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), levou os estudantes eleitos à Câmara Municipal, reforçando o protagonismo infantil e o incentivo à cidadania.
Os alunos que visitaram a Câmara vieram das escolas municipais Profª Marlene Muniz Schimidt (Vila Moraes) e Profª Lourdes Maria do Prado Aguiar (Jardim Esperança), e dos Cempres Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzi e Oswaldo Regino Ornellas, ambos em Jundiapeba.
🏛️ Cidadania na Prática
Na Câmara Municipal, as crianças foram recebidas pelos servidores Poliana Noronha e Felipe Shimazu, que apresentaram as instalações – incluindo a área administrativa, o auditório, o plenário e a galeria de presidentes – e explicaram o funcionamento da Casa de Leis. Foi destacada também a importância do Parlamento Estudantil, iniciativa que permite aos jovens vivenciarem o processo legislativo.
O presidente da Câmara, vereador José Francimário Vieira, o Farofa, conversou com os estudantes e falou sobre a criação da Escola Legislativa.
O aluno Murillo Miguel de Carvalho Simão Lopes, do 5º ano da EM da Vila Moraes, resumiu a experiência:
“Foi legal saber tudo o que acontece aqui dentro, porque as pessoas não imaginam como é o sistema para as coisas acontecerem. A gente viu que todos trabalham juntos, não tem um mais importante que o outro. Achei muito importante a gente discutir esse assunto desde pequeno.”
🌍 Representando 47 Mil Alunos
Atualmente, o projeto Conselho Mirim está implementado em 32 escolas municipais, envolvendo cerca de 800 conselheiros que representam os mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, enfatizou o valor pedagógico da iniciativa: “Esta oportunidade de conhecerem diferentes espaços públicos, como a Secretaria, a Prefeitura e a Câmara Municipal, faz com os nossos alunos aprendam na prática a exercer sua cidadania. Desta forma, eles reforçam seu papel enquanto representantes de seus colegas e se tornam cidadãos que podem contribuir ainda mais para o futuro da nossa cidade”.
Para o diretor do Deped, Mitch Almeida, o ciclo de visitas foi fundamental para a formação dos conselheiros: “Ao vivenciarem de perto o funcionamento das instituições públicas, elas percebem que também fazem parte desse processo e que seu protagonismo pode transformar a cidade”.
Créditos da Foto: Divulgação/PMMC


