A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi das Cruzes iniciou as atividades em um novo e mais moderno endereço. Desde 8 de dezembro, o atendimento às mulheres da cidade é realizado na Rua Coronel Santos Cardoso, 371, no Jardim Santista.
A mudança de endereço faz parte de um esforço para oferecer um ambiente mais acolhedor, amplo e adequado para as mogianas que procuram a DDM em momentos de vulnerabilidade, muitas vezes acompanhadas de filhos pequenos.
Acolhimento e Tecnologia a Serviço das Vítimas
Um dos destaques do novo prédio é a inclusão de uma brinquedoteca. Este espaço foi criado para que as mães possam deixar seus filhos se distraindo e brincando em segurança enquanto são atendidas pela equipe da delegacia.
Além do foco no acolhimento, o novo espaço também investiu em modernização. A delegacia conta agora com uma sala de videoconferência, permitindo a realização de reuniões e procedimentos on-line de forma eficiente. O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, ressaltou que a iniciativa atende a um desejo da prefeita Mara Bertaiolli de garantir um atendimento respeitoso e eficiente.
“Era um desejo da prefeita Mara Bertaiolli – primeira chefe do Executivo da história de Mogi – que as mulheres da cidade fossem atendidas de forma respeitosa e eficiente. E este novo prédio foi preparado com muito cuidado pela Prefeitura”, afirma Gilberto Ito.
O funcionamento da unidade é administrado pela Delegacia Seccional do município, garantindo o apoio especializado necessário.
Serviço e Proteção 24 Horas
- Horário de Atendimento da DDM: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Emergências: Em casos de ocorrências fora do horário de expediente ou nos fins de semana, as vítimas devem acionar imediatamente a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153, que direciona as equipes através do Centro de Operações Integradas (COI).
Aplicativo SOS Mulher Mogiana
A nova sede reforça o compromisso da cidade com a proteção feminina, que já conta com o auxílio da tecnologia. Lançado em agosto deste ano, o App SOS Mulher Mogiana é uma plataforma exclusiva para mulheres que possuem medidas protetivas na cidade. O aplicativo permite que a vítima acione um alerta de socorro imediato em situações de urgência, enviando a localização diretamente para o COI, que desloca uma equipe da GCM até o local. Atualmente, 281 mulheres mogianas são beneficiadas pelo uso da medida protetiva.
Créditos das Imagens: Divulgação/PMMC


