Suzano

Plano Cicloviário é Vice-Campeão em Prestigiado Prêmio Federal

O Plano Cicloviário e de Mobilidade Ativa de Suzano obteve um reconhecimento de peso ao conquistar o 2º lugar na categoria “Planejamento do Poder Público” do “Prêmio Bicicleta Brasil”. A premiação, de âmbito nacional e promovida pelo governo federal através do Ministério das Cidades, visa valorizar e estimular boas práticas que incentivem o uso da bicicleta e melhorem as condições de mobilidade urbana.

Com o resultado, anunciado em 14 de novembro, Suzano foi uma das 72 cidades do País, entre mais de 500 propostas recebidas, a ser contemplada com o “Selo Bicicleta Brasil”. Isso atesta que o município possui uma cultura favorável ao deslocamento cicloviário e está empenhado na redução da emissão de poluentes e na melhoria da qualidade de vida da população.


Planejamento de Destaque e Metas Ambiciosas

O projeto local, desenvolvido em parceria com a empresa TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos, alcançou a nota de 8,96, obtendo a pontuação máxima (100%) nos quesitos:

  • Abordagem sistêmica
  • Planejamento
  • Impacto estrutural

A proposta também obteve nota superior a 90% em “fomento à cultura da bicicleta”, “sustentabilidade”, “saúde e qualidade de vida” e “integração modal”.

A visão de futuro de Suzano com o Plano Cicloviário é ambiciosa e progressiva:

  • Curto Prazo (Menos de 5 anos): Garantir que 5% das viagens internas sejam realizadas pela rede cicloviária.
  • Longo Prazo (Até 10 anos): Promover o deslocamento de 10% da população por bicicleta, mediante a oferta de uma malha viária de até 150 quilômetros.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que o plano é uma evolução do planejamento da cidade. “O Plano Cicloviário é uma consequência do Plano Diretor, de 2017, e do Plano de Mobilidade Urbana, de 2019. Chegou o momento de avançar sobre esse tema para que possamos pensar os próximos dez, 20 e 30 anos. Queremos construir uma cidade mais humana”, avaliou.


Conectividade e Rota Turística

O Plano prevê uma malha viária que não apenas conectará as regiões com o centro da cidade, mas também promoverá a integração modal com a CPTM, por meio da Linha 11-Coral.

A partir dessa conexão, o projeto abre caminho para rotas regionais, como a interligação com a Rota Caminho do Sal, que liga Santo André, Mogi das Cruzes e Ribeirão Pires. O plano também sugere uma parceria com Poá para a construção de um novo caminho cicloviário que encurte a trajetória para os moradores da região.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, ressaltou que a ampliação das vias para ciclistas responde diretamente ao crescimento da circulação viária, garantindo que toda a expansão será feita com atenção total à segurança dos usuários.

O prefeito Pedro Ishi celebrou o reconhecimento, destacando os benefícios para a população: “É um projeto que facilita o deslocamento de casa para o trabalho, e proporciona mais momentos de lazer, colocando nossa cidade no caminho do desenvolvimento. Além disso, ainda criamos novas rotas turísticas em nosso município”, declarou.


Crédito das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros