Mogi das Cruzes

Sabesp Reduz Pressão de Água em Bairros de Mogi; Semae Negocia Alternativa para Minimizar Impacto

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou a redução de pressão na distribuição de água em horários específicos dentro da área de Mogi das Cruzes que é abastecida com água comprada da companhia. A medida emergencial visa preservar os níveis dos reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), especialmente o Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), que apresenta o menor volume entre os sistemas da Grande São Paulo.

Em Mogi das Cruzes, 59% do abastecimento é produzido pelo Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgoto), onde a distribuição segue normal. No entanto, os 41% restantes da água consumida pela cidade são adquiridos da Sabesp e distribuídos a partir do reservatório do Jardim Santa Tereza, em Braz Cubas, afetando dezenas de bairros (lista completa ao final do texto).


Semae Negocia Redução Alternativa

A proposta inicial da Sabesp, apresentada em reunião com a Prefeitura em 27 de novembro, era aplicar a redução de pressão diariamente, das 19h às 5h – o mesmo horário adotado no restante da RMSP desde setembro.

No entanto, o Semae interveio e solicitou medidas alternativas, buscando proporcionar economia de água sem prejudicar a recuperação e estabilização da distribuição no município. A proposta do Semae foi aceita pela Sabesp, e a diminuição da pressão, medida em “mca” (metros de coluna d’água), foi implementada no início de dezembro nos seguintes horários e níveis:

HorárioPressão Anterior (mca)Nova Pressão (mca)
Das 8h às 20h4140
Das 20h às 23h4135
Das 23h às 7h31 a 41 (alternando)30
Das 7h às 8h4135

“Nos demais municípios da Região Metropolitana de São Paulo, a redução da pressão ocorre desde agosto. Aqui em Mogi das Cruzes, por termos um sistema próprio, conseguimos manter o abastecimento normal em toda a cidade. No entanto, como uma área de Mogi é atendida pelo Semae com água comprada da Sabesp, essa região terá a pressão reduzida. Mas, da forma como propusemos, haverá menos impacto na distribuição”, explicou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.


Reservatórios em Situação de Escassez

A medida preventiva tem como objetivo evitar o desabastecimento, como ocorreu na crise de 2014-2015. A situação hídrica na RMSP é grave:

  • Escassez Hídrica: Em 23 de setembro, o Conselho Diretor da SP Águas declarou situação de escassez hídrica na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e na Bacia do Rio Piracicaba (Sistema Cantareira).
  • Volume Crítico: O Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), que abastece a região, registra nesta quarta-feira (10/12) apenas 18,1% de seu volume armazenado. Há um ano, o volume era de 35,5%.

Alerta e Dicas para a População

Diante do cenário, o diretor-geral do Semae fez um apelo crucial: a economia de água por parte dos consumidores é fundamental para evitar um racionamento mais severo.

  • Caixa d’Água Urgente: O Semae recomenda que todos os moradores, especialmente os das áreas afetadas, providenciem a instalação de uma caixa d’água com urgência. A reserva ideal é de 200 litros por morador, garantindo o abastecimento da residência por até 24 horas.
  • Consumo Consciente: Uma ampla campanha de conscientização será iniciada.

Dicas Essenciais de Economia de Água:

  1. Banhos: No máximo 5 minutos, feche o chuveiro ao se ensaboar.
  2. Higiene: Feche a torneira ao escovar os dentes (use um copo).
  3. Louças: Feche a torneira ao ensaboar.
  4. Limpeza: Evite mangueira para lavar carros e calçadas. Use balde e vassoura.
  5. Reaproveitamento: Reutilize a água da máquina de lavar para limpeza de quintais e banheiros.
  6. Vazamentos: Identifique e repare vazamentos internos imediatamente.

Bairros atendidos pelo reservatório do Jardim Santa Tereza (Sabesp):

Alto do Ipiranga, Alto Guaianazes, Álvaro Bovolenta, Alvorada, Annete Bowen, Braz Cubas, Caminho do Mar, Chácara Jafet, Cidade Jardim, Conjunto do Bosque, Conjunto Santo Ângelo, Conjunto São Sebastião, Conjunto Thaysa, Jardim Aeroporto I, II e III, Jardim Cecília, Jardim das Acácias, Jardim dos Amarais, Jardim Dra. Liliana, Jardim Esperança, Jardim Ivete, Jardim Lair I e II, Jardim Modelo, Jardim Nathalie, Jardim Pavão, Jardim Planalto, Jardim Primavera, Jardim Rubi, Jardim Santa Tereza, Jardim Santos Dumont I, II e III, Jardim Universo, Loteamento João Torres de Camargo, Loteamento M Boigy, Mogi Moderno, Parque Morumbi, Parque Olímpico, Parque Santana, Porteira Preta, Residencial Mirage, Residencial Novo Gama, Residencial Novo Horizonte, Residencial Santana, Vila Apolo, Vila Bela Flor, Vila Bernadotti, Vila Brasileira, Vila Cambuci, Vila Cardoso, Vila Cecília, Vila Cintra, Vila Cléo, Vila da Prata, Vila Estação, Vila Eugênia, Vila Flávio, Vila Ipiranga, Vila Jundiaí, Vila Lavínia, Vila Melchizedec, Vila Moraes, Vila Municipal, Vila Nova Cintra, Vila Paulista, Vila Paulista da Estação, Vila Pomar, Vila Progresso, Vila Rei, Vila Sagrado Coração de Maria, Vila São João, Vila São Sebastião, Vila Vitória.


Créditos da Imagem: Divulgação/PMMC

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para