Itaquá

Projeto Jardins Comestíveis Transforma Parque Ecológico de Itaquá e Capacita Moradores

O Parque Ecológico Mário do Canto, em Itaquaquecetuba, encerra o ano de forma exemplar, celebrando os resultados do primeiro ciclo do projeto Jardins Comestíveis. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura, a ONG Dia da Terra Brasil e a EDP, transformou o parque em um centro vivo de educação ambiental, formação profissional e regeneração territorial.

Em apenas um ano de atuação, o programa demonstrou um impacto significativo na comunidade, com a formação de profissionais e uma alta mobilização social:

  • 10 Agroflestores formados.
  • 3 Guardiãs do Território capacitadas.
  • 11 Capacitações em agrofloresta e 29 em ecogastronomia.
  • Mais de 600 pessoas mobilizadas em oficinas e mutirões.
  • Produção média mensal de 100 kg de alimentos orgânicos.

🌳 Landart Produtiva e Geração de Renda

A produção de alimentos é cultivada em uma obra de Landart, a “Árvore Floresta”, instalada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos, dentro do Parque Ecológico. O projeto ocupa 1.200 m² e conta com 100 espécies plantadas, a maioria delas comestível. As hortas já estão se desenvolvendo para se tornar uma floresta produtiva.

A secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri, ressaltou a mudança na relação da população com o espaço: “Hoje o parque é um espaço mais verde e educativo. As famílias frequentam o local e encontram nele um ambiente de aprendizagem e de cuidado com o território.”

O diretor executivo da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita, destacou o sucesso da sinergia entre os envolvidos: “Conseguimos provar que regenerar o território é possível quando arte, agricultura, aproveitamento integral de alimentos e a população caminham juntas. Criamos um ecossistema que gera impacto ambiental, educacional e econômico.”

🎯 Política Pública Sustentável

O programa tem um foco explícito em empreendedorismo social e geração de renda, utilizando os princípios agroflorestais para a produção sustentável e o aproveitamento integral dos alimentos.

O prefeito Eduardo Boigues celebrou o impacto estratégico da iniciativa para a cidade. “O Jardins Comestíveis é um exemplo de política pública sustentável, que une meio ambiente e geração de renda. É uma solução real para transformar vidas e fortalecer o município.”

O projeto é realizado em parceria com o renomado artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, e conta com o patrocínio da EDP. Segundo Dominic Schmal, diretor ESG da EDP na América do Sul, a parceria alinha sustentabilidade, educação, cultura e inclusão, transformando realidades na região. O programa conta ainda com a realização da Brazimage, o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o suporte das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Mulher de Itaquá.


Crédito das Fotos: Aline Sabino

Você também pode querer ler:

Itaquá

Incentivo à Leitura: Itaquá Realiza Bancada Literária nas Estações de Trem

Projeto oferece doação e troca de livros para estimular a prática da leitura entre os munícipes
Itaquá

Itaquá Realiza Mutirão de Catarata pelo Programa Agiliza SUS, Beneficiando Mulheres na Fila de Espera

Ação focada no público feminino celebrou o Dia Internacional da Mulher com consultas preparatórias para cirurgia de catarata.A Secretaria de