O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, recebeu nesta quinta-feira (11/12) as representantes da Associação de Moradores do Nova Mogilar e Adjacências, Daniely Ribeiro e Marcia Rodrigues, para avançar nas discussões sobre melhorias urgentes no trânsito da região. O foco principal da reunião foi a fluidez na Avenida Francisco Rodrigues Filho e na movimentada Praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como a “Rotatória do Habib’s”.
Proposta da Comunidade Aprimorada:
A discussão técnica partiu de um projeto elaborado pelos próprios moradores e entregue à Prefeitura em outubro. A principal sugestão da comunidade envolve uma reengenharia no acesso à Francisco Rodrigues Filho, buscando aliviar a pressão sobre a rotatória.
A proposta sugere fechar a passagem de veículos próxima à drogaria (utilizada por quem vem da Av. Antonio de Almeida) e, em contrapartida, abrir um novo acesso próximo à padaria (para quem vem da Av. Louraci Della Nina Tavares) .
Com essa intervenção, os motoristas que chegam de áreas como Cezar de Souza e Botujuru não precisariam mais contornar toda a rotatória para acessar o supermercado ou os condomínios na Francisco Rodrigues Filho, podendo seguir reto normalmente caso o destino seja após a rotatória.
Daniely Ribeiro confirmou que a Prefeitura demonstrou apoio às ideias. “Eles pegaram o nosso projeto, estudaram e melhoraram ele”, disse a representante, ressaltando que o plano também inclui a sincronização de semáforos e outras intervenções.
Medidas Imediatas e Participação Popular:
O vice-prefeito Téo Cusatis destacou que a administração, mesmo com grandes obras estruturais como o Corredor Nordeste e a futura Via Parque 1 em andamento, está focada em soluções rápidas.
“Enquanto esses trabalhos vão sendo concluídos, preparamos um estudo para identificar o que podemos fazer agora. Medidas imediatas que possam beneficiar motoristas e pedestres, como a proibição de caminhões na avenida Francisco Rodrigues Filho em horário de pico a partir de segunda-feira (15/12), melhorar a acessibilidade, como já estamos fazendo, entre outras que queremos aplicar com a participação de vocês, porque os moradores sabem melhor do que ninguém as principais dores do bairro”, afirmou Cusatis.
A reunião, que também teve a participação do secretário de Mobilidade e Trânsito, Felício Kamiyama, e do adjunto, Fábio Vega, terminou com o agendamento de um novo encontro para a próxima quinta-feira (18/12). A próxima rodada de discussões será ampliada, incluindo moradores de diversos condomínios e comerciantes da região, para que a decisão final seja tomada em conjunto.
Crédito da Divulgação: PMMC


