A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está ampliando a atuação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um programa essencial que atualmente beneficia cerca de 1,1 mil pessoas em diferentes bairros da cidade.
O SCFV, que faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) , tem como missão central promover a autonomia dos participantes, fortalecer os laços familiares e comunitários e garantir experiências positivas de cultura, esporte e lazer.
Como Funciona o Serviço:
O trabalho é realizado em grupos, organizados por faixa etária, e focado em ações de caráter preventivo, protetivo e proativo contra situações de risco social. A execução é feita por dez organizações sociais parceiras em articulação direta com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
- Crianças e Adolescentes (6 a 17 anos): 800 vagas
- Idosos (mais de 60 anos): 250 vagas
- Jovens e Adultos (18 a 59 anos): 50 vagas
O programa oferece uma variedade de oficinas (culturais, artísticas, esportivas e de lazer) que visam estimular o desenvolvimento da autonomia e a aquisição de competências pessoais e relacionais, fortalecendo o senso de pertencimento comunitário.
Público-Alvo Prioritário:
O programa prioriza famílias inscritas no Bolsa Família e idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
São consideradas prioritárias as situações de:
- Isolamento social, negligência ou vivência de violência.
- Trabalho infantil.
- Evasão escolar ou defasagem de mais de dois anos.
- Situação de acolhimento ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
- Pessoas com deficiência em vulnerabilidade e crianças/adolescentes em situação de rua.
Fortalecimento da Cidadania:
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o reforço do SCFV é fundamental para a cidade. “O SCFV é uma ferramenta de transformação social. Ele garante que crianças, adolescentes, jovens e idosos tenham acesso a atividades que valorizam a convivência, promovam cidadania e fortaleçam vínculos comunitários. Estamos falando de inclusão social em seu sentido mais amplo”, afirmou.
Inscrições e Informações:
Os interessados devem procurar o Cras de referência de sua região. As unidades são responsáveis por analisar a situação da família e realizar o encaminhamento para as organizações que prestam o atendimento.
Os endereços dos Cras de Suzano podem ser consultados no link: bit.ly/crassuzano. A lista completa de serviços do SCFV está disponível em: bit.ly/SCFVSuzano.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano


