A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), finalizou nesta segunda-feira (15/12) o ciclo de formação dos profissionais de apoio que atuam com alunos da Educação Especial. O encerramento foi marcado por uma experiência imersiva e prática no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, no Jardim Rodeio.
A ação reuniu aproximadamente 280 servidores que, ao longo do ano, acumularam 80 horas de estudos e treinamentos focados na construção de uma rede de ensino mais acessível.
Vivência Além da Sala de Aula:
Diferente do ambiente escolar tradicional, o encerramento propôs um “mergulho” na realidade dos atletas paralímpicos. No período da manhã, os profissionais participaram de partidas de bocha paralímpica, sentindo na pele os desafios e as adaptações necessárias para a modalidade.
“Encerrar o ano com uma vivência prática amplia o olhar dos profissionais e fortalece a construção de uma educação cada vez mais acessível e humana”, destacou a secretária de Educação, Darly Carvalho.
Impacto no Dia a Dia Escolar:
As formações foram conduzidas pela equipe do Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante (SAPI) do Pró-Escolar. Segundo a coordenadora do SAPI, Renata Agueda, a experiência no Centro de Paradesporto é transformadora: “Permite que eles compreendam, de forma concreta, como a acessibilidade transforma a participação das pessoas com deficiência”.
Para os profissionais que estão na linha de frente nas escolas, a atividade foi reveladora:
“Foi diferente. De início, achei que a modalidade fosse fácil olhando de fora, mas percebi que o peso da bolinha e a adaptação do movimento fazem toda a diferença”, relatou Lucimara de Oliveira, profissional de apoio na EM Profª Marlene Muniz Schmidt.
Avaliação Final:
No período da tarde, o ciclo foi concluído com uma atividade online, onde os cursistas puderam revisar e responder sobre os principais aprendizados adquiridos durante o ano letivo de 2025. Com isso, a rede municipal de Mogi reafirma o compromisso de qualificar quem cuida e apoia os estudantes que mais precisam de atenção especializada.
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC


