Suzano

Ações da Secretaria de Governo alcançam 17 mil pessoas e retiram 2,7 mil toneladas de inservíveis das ruas

A Secretaria Municipal de Governo de Suzano encerra o ano de 2025 com números que refletem uma presença constante nos bairros e um diálogo direto com a população. Segundo o balanço divulgado pela pasta, cerca de 17 mil munícipes foram beneficiados por serviços que variam de zeladoria pesada a acolhimento social e defesa de direitos.

O grande motor de atendimento foi a operação Cata-Treco, que beneficiou sozinha 8 mil moradores. Com o reforço de dois novos caminhões pesados entregues em março, o serviço aumentou sua eficiência em 50%, garantindo que 2.748 toneladas de móveis velhos e eletrodomésticos fossem retiradas das vias públicas, combatendo o descarte irregular.

Foco no Social e na Diversidade

Além da zeladoria, a secretaria consolidou canais de apoio a segmentos específicos da sociedade:

  • Departamento da Mulher: Atendeu 6,2 mil suzanenses, oferecendo suporte jurídico e psicológico, além de organizar a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.
  • Conselho da Juventude (Comjuve): Em seu primeiro ano, já mobilizou 1,3 mil jovens em debates sobre cidadania e políticas públicas.
  • Projeto SER: Reuniu centenas de pessoas para discutir temas urgentes como anticapacitismo, maternidade atípica e saúde mental.

Governo Presente e Diálogo Institucional

O projeto “Governo Presente” levou campanhas de conscientização e cuidados de saúde diretamente para instituições como a Casa São Vicente de Paulo (Melhor Idade) e a Apae (Pessoas com Deficiência), alcançando 500 pessoas de forma itinerante.

No campo administrativo, a pasta foi a ponte entre a prefeitura e a sociedade civil, realizando quase 2 mil reuniões com associações de bairro, igrejas e entidades. Esse diálogo resultou na discussão de 101 projetos de lei e na captação de emendas parlamentares que trouxeram novas viaturas para a GCM e convênios para capacitação profissional.

Fiscalização e Ordem Urbana

O setor de Posturas também teve um ano movimentado, com o cadastramento de 476 feirantes e 179 ambulantes, além de participar ativamente da operação “Cidade e Ordem”, que fiscaliza estabelecimentos para garantir que o comércio local atue de forma regular e segura.

“Foi um ano de muito trabalho nas ruas. Mobilizamos milhares de munícipes e alcançamos as residências dos quatro cantos da cidade”, destacou o secretário de Governo, Alex Santos.

Para o prefeito Pedro Ishi, o sucesso da pasta reside na proximidade com o morador: “Conseguimos estar cada vez mais perto dos moradores, ouvindo seus anseios e acolhendo suas demandas para formular novas políticas públicas”.


Créditos de Imagem: Mauricio Sordilli/Secop Suzano.

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros