Suzano

Central de Libras de Suzano triplica atendimentos e vira referência regional

A inclusão deixou de ser apenas um conceito para se tornar uma realidade prática em Suzano. A Central de Interpretação de Libras (CIL), vinculada à Secretaria de Comunicação Pública, fechou o balanço de 2025 com números impressionantes: foram 878 atendimentos, um volume três vezes maior do que o registrado no primeiro ano do projeto.

O serviço é fundamental para garantir que cidadãos surdos tenham autonomia e compreensão plena ao utilizar serviços públicos. A maior demanda concentra-se na área da Saúde (60%), seguida pela Assistência Social (20%) e outras áreas como Procon, Educação e Cultura (20%).

Presença em Grandes Eventos

Além do atendimento individualizado, as intérpretes da CIL garantiram a acessibilidade em 63 eventos oficiais da prefeitura. Entre os destaques do ano estão:

  • Suzano Music Festival: No aniversário da cidade;
  • 5º Encontro Empresarial: Focado no desenvolvimento econômico;
  • Cerimônias Oficiais: Como o batismo do Hospital Regional do Alto Tietê (Estevam Galvão).

Como Funciona o Serviço

A CIL oferece suporte tanto presencial quanto virtual, facilitando a vida do usuário que precisa, por exemplo, de uma consulta médica ou de um atendimento no INSS.

  • Atendimento por Vídeo: Realizado por videochamadas agendadas (solicitação com até 5 dias úteis de antecedência).
  • Atendimento Presencial: Disponível na sede do Saspe (Rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro), de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.
  • Solicitação: Pode ser feita pelo formulário online adaptado com vídeos em Libras: bit.ly/cilsuzano.

Educação e Referência

Em 2025, o programa expandiu suas fronteiras ao oferecer 250 vagas para cursos de Libras, capacitando mais pessoas para a comunicação inclusiva. “O sucesso dessa iniciativa é a prova de que investir na inclusão traz resultados concretos. Nossa gestão quer continuar liderando pelo exemplo no Alto Tietê”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.

A primeira-dama e dirigente do Saspe, Déborah Raffoul Ishi, reforçou que o trabalho devolve a dignidade aos munícipes: “Queremos garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos com um suporte humano e acolhedor.”


Créditos de Imagem: Luana Bergamini e Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros