A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes emitiu um comunicado oficial reforçando a importância da vigilância contra a raiva humana. A doença, que é uma infecção viral gravíssima transmitida pela saliva de mamíferos infectados, pode ser prevenida com ações simples, mas que exigem rapidez e informação correta.
A principal estratégia de bloqueio do vírus na cidade continua sendo a vacinação antirrábica anual de cães e gatos domésticos.
Fui agredido por um animal: O que fazer?
Caso você sofra uma mordida, arranhadura ou lambedura (em pele com feridas) por qualquer mamífero, o protocolo imediato é:
- Lavar abundantemente: Use água corrente e sabão comum de forma generosa no local da lesão.
- Procurar uma Unidade de Saúde: Vá o mais rápido possível a uma UBS, USF ou UPA.
- Histórico Vacinal: Informe ao médico se você já tomou vacina contra raiva ou tétano anteriormente.
- Identificar o animal: Tente observar as características do animal sem se colocar em risco.
Cães e Gatos vs. Animais Silvestres
O tratamento varia de acordo com o animal envolvido:
- Cães e Gatos: Devem ser observados por 10 dias. Não mate o animal! Se ele for de rua, informe o endereço onde ele costuma ficar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
- Morcegos e Silvestres: Macacos, saguis, gambás e capivaras são de alto risco. Em caso de acidente, procure diretamente a UPA Rodeio, que é referência para o início da profilaxia com vacina e, se necessário, soro antirrábico.
- Baixo Risco: Ratos de esgoto, ratos de telhado e coelhos são considerados de baixíssimo risco e geralmente não exigem tratamento antirrábico.
O perigo dos Morcegos
O veterinário e diretor de Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, faz um alerta específico: nunca toque em morcegos, especialmente se estiverem caídos ou voando durante o dia (comportamento anormal). Caso seu animal de estimação tenha contato com um morcego, procure o CCZ imediatamente.
Sintomas da Raiva Humana
Fique atento aos sinais iniciais, que podem surgir dias ou meses após o acidente:
- Febre e mal-estar;
- Dor de cabeça e cansaço intenso;
- Evolução para confusão mental e espasmos;
- Hidrofobia: Medo intenso de água ou dificuldade extrema para engolir.
Serviço: Dúvidas ou denúncias de animais com comportamento estranho podem ser feitas ao CCZ de Mogi das Cruzes: 📞 (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
Créditos de Imagem: Divulgação / PMMC


