Suzano

Pesquisa estadual define o futuro do turismo e pode garantir mais recursos para a cidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano lançou uma convocação aos moradores: a participação na 6ª edição da Pesquisa de Percepção do Turismo. O levantamento, realizado pelo governo paulista através do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), é a principal ferramenta para entender como a população enxerga o potencial turístico de sua própria cidade.

A pesquisa é estratégica. Além de nortear as políticas públicas, as respostas agora contam pontos no Ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) — uma classificação que abre portas para o recebimento de verbas estaduais específicas para infraestrutura e lazer.

Meta de 200 Respostas

Para que Suzano tenha um diagnóstico preciso e individualizado, é necessário que, no mínimo, 200 munícipes respondam ao questionário. Caso a meta não seja atingida, os dados serão agrupados de forma regional, perdendo a especificidade das demandas locais de Suzano.

“Essa pesquisa é extremamente importante. Quanto maior o engajamento, melhor será o direcionamento das ações, tanto do governo do Estado quanto da nossa gestão municipal”, destacou o secretário Mauro Vaz.

Como Participar?

O questionário é simples, rápido e pode ser respondido de forma online por qualquer morador de Suzano.

  • Prazo: Até 31 de janeiro de 2026.
  • Onde: No site oficial turismo.sp.gov.br.
  • O que é avaliado: O morador dá sua opinião sobre o impacto do turismo na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida da cidade.

Suzano no Mapa do Turismo

Na última edição, mais de 30 mil pessoas em 438 cidades paulistas participaram do levantamento. Com atrativos que vão desde o Templo Budista Nambei Honganji até as áreas de preservação ambiental e o Parque Max Feffer, Suzano busca consolidar sua imagem como um destino relevante no estado de São Paulo.

A Prefeitura reforça que o turismo forte significa mais geração de emprego e renda para os comerciantes locais, além de melhorias que beneficiam o próprio morador, como parques e sinalização revitalizados.


Créditos de Imagem: Wanderley Costa e Gabriel Lima / Secop Suzano.

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros