Com a chegada das férias e o aumento das viagens internacionais e para regiões de mata, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano faz um alerta importante: a vacinação deve estar em dia. O foco principal nesta reta final de dezembro são as vacinas contra Febre Amarela e a Tríplice Viral (SCR – Sarampo, Caxumba e Rubéola).
Muitos países exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para a entrada de brasileiros, já que o Brasil é considerado um país endêmico. Além disso, o sarampo ainda apresenta surtos ativos em diversas partes do mundo, tornando a dose da SCR indispensável para evitar a reintrodução do vírus em larga escala.
Onde e quando se vacinar?
Para facilitar o acesso dos munícipes, as unidades de saúde terão horários específicos na próxima semana. Confira o cronograma:
- Sábado (27/12): Plantão no CSII (UBS Alberto Nunes Martins), na Avenida Paulo Portela, 205 – Centro, das 08h às 18h.
- Segunda e Terça (29 e 30/12): Todas as unidades da Atenção Básica funcionam das 08h às 16h.
- Endereços: A lista completa de postos pode ser acessada pelo link oficial:
bit.ly/EnderecosUBS.
Cuidados e Contraindicações
Ambas as vacinas utilizam vírus vivo atenuado, o que exige atenção a casos específicos:
- Contraindicadas: Pessoas com imunossupressão grave (em tratamento de câncer, HIV com baixa imunidade ou quimioterapia).
- Febre Amarela: Não deve ser aplicada em bebês menores de 6 meses, mães que amamentam crianças menores de 6 meses ou pessoas com febre aguda.
- Idosos e Gestantes: Devem passar por avaliação médica para analisar o risco-benefício antes da aplicação.
“Muitos munícipes viajam para cidades com cenários epidemiológicos diferentes de Suzano. A prevenção é a melhor forma de garantir que o descanso não seja interrompido por doenças graves”, destacou o secretário de Saúde, Diego Ferreira.
Documentação Necessária: Para ser vacinado, basta levar um documento com foto e a Caderneta de Vacinação (física ou digital) para que os profissionais possam conferir quais doses estão pendentes.
Créditos de Imagem: Luana Bergamini / Secop Suzano.


