Suzano

Balanço de 2025 destaca 3,4 mil certidões via ‘GeoSuzano’ e prêmios nacionais

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano encerra o ano de 2025 com motivos de sobra para comemorar. O balanço anual da pasta revela uma cidade cada vez mais digital e conectada: apenas neste ano, foram emitidas 3,4 mil certidões de uso do solo de forma automatizada através da plataforma GeoSuzano, ferramenta que já se tornou referência para outros municípios.

Tecnologia BIM: Obras públicas agora são planejadas em 3D

Suzano saiu na frente das cidades da região ao oficializar o uso da metodologia BIM (Building Information Modelling). Essa tecnologia permite criar modelos digitais inteligentes que facilitam o ciclo de vida da construção.

  • Eficiência: Antes de colocar o primeiro tijolo, a obra é construída virtualmente em 3D.
  • Transparência: Permite maior controle de gastos e evita desperdício de dinheiro público.
  • Agilidade: Identifica problemas estruturais no computador, antes que eles virem dor de cabeça no canteiro de obras.

Mais lazer e bairros organizados

O ano também foi marcado pelo lançamento de dois programas que prometem mudar a cara dos bairros:

  1. Suzano Mais Praças: Meta de garantir a construção de 32 novas praças e a revitalização de 18 espaços públicos até 2028. O projeto foi tão bem visto que chegou a ser discutido na COP30, em Belém (PA).
  2. Bairros + Completos: Criação de 25 unidades de planejamento para identificar demandas específicas de infraestrutura e comércio. Os projetos-piloto já estão definidos para as regiões da Casa Branca e Boa Vista.

Prêmios e Reconhecimento Nacional

O trabalho técnico da prefeitura não passou despercebido pelos especialistas:

  • Prêmio Bicicleta Brasil: Suzano conquistou o 2º lugar nacional em planejamento de mobilidade ativa, com nota alta no fomento à cultura da bicicleta e integração modal.
  • Prêmio IABsp: O Instituto dos Arquitetos do Brasil premiou a cidade na categoria “Planejamento Territorial”, reconhecendo o uso de dados para tornar Suzano mais resiliente e organizada.

Habitação e Conquistas Sociais

A diretora de habitação também apresentou avanços no programa Minha Casa, Minha Vida (280 apartamentos) e no Casa Paulista (123 unidades). Além disso, a regularização fundiária avançou na Vila Helena, levando segurança jurídica para as famílias.

“Estamos levando saúde, educação e lazer através de instrumentos que organizam o território, tornando a cidade mais humana”, destacou o secretário da pasta, Elvis Vieira.

O prefeito Pedro Ishi celebrou a modernização: “Nossas ferramentas estão agilizando os serviços e trazendo mais qualidade de vida. Não à toa, estamos sendo reconhecidos nacionalmente pelo nosso trabalho.”


Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros