A segurança pública em Mogi das Cruzes inicia 2026 com um salto tecnológico significativo. A prefeitura confirmou a ampliação do programa Smart Mogi, que deverá atingir a marca de 730 câmeras inteligentes em operação até o final deste mês de janeiro. O reforço foca especialmente na tecnologia de reconhecimento facial, ferramenta que tem se mostrado implacável contra a criminalidade na região.
Atualmente, o sistema conta com 648 dispositivos. Com a nova expansão, o parque tecnológico será composto por:
- 260 câmeras de reconhecimento facial (acréscimo de 50 novas unidades);
- 470 câmeras de leitura de placas (LPR) e monitoramento geral.
Resultados que Impressionam
Lançado em setembro de 2025 pela prefeita Mara Bertaiolli, o Smart Mogi já apresenta resultados concretos. Em menos de 90 dias, o cruzamento de dados permitiu a localização e prisão de quase 70 foragidos da Justiça. Entre os detidos estão criminosos procurados por homicídio, tráfico de drogas, sequestro e importunação sexual.
Um dos casos mais recentes ocorreu no dia 29 de dezembro, quando o sistema identificou um homem procurado por homicídio em pleno Centro da cidade. Ao ser abordado pela Guarda Civil Municipal (GCM), ele ainda foi flagrado portando uma pistola 9mm, sendo preso imediatamente.
Integração com o “Muralha Paulista”
O segredo da eficiência mogiana está na integração. O Smart Mogi trabalha em conjunto com o sistema Muralha Paulista, do Governo do Estado.
- O processo é rápido: Quando um rosto ou placa irregular é detectado, um alerta soa no Centro de Operações Integradas (COI).
- Conferência Humana: Agentes confirmam a identidade do suspeito em tempo real.
- Ação em Campo: A viatura da GCM mais próxima é deslocada para realizar a abordagem.
“É a maior eficiência e agilidade que o município já teve. Em um dos casos, o foragido tinha cinco mandados de prisão e seguia livre até passar por uma de nossas câmeras”, destacou o secretário de Segurança, Gilberto Ito.
Foco em Todos os Bairros
A prefeita Mara Bertaiolli ressaltou que o investimento em tecnologia é acompanhado pelo fortalecimento da GCM. “Queremos que os mogianos de todos os bairros possam se sentir mais seguros e tenham mais qualidade de vida”, afirmou a prefeita. Os novos pontos de instalação foram escolhidos estrategicamente pela Secretaria de Segurança, mapeando áreas com maior fluxo de pessoas e veículos.
Foto: Divulgação/PMMC


