Uma ação de patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes resultou na recuperação de um veículo furtado na última sexta-feira (16/01). O carro, que havia sido levado de seu proprietário na cidade de Suzano na segunda-feira anterior (12/01), foi localizado no bairro Jardim Piatã após uma detalhada busca das equipes de segurança.
O Faro dos Guardas
A ocorrência começou de forma inusitada. Enquanto realizavam o trabalho de intensificação de rondas pelo bairro, os guardas notaram uma placa de veículo amassada jogada em meio a um matagal.
Ao consultarem o emplacamento junto ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI), os agentes confirmaram que se tratava de um item com queixa de furto em Suzano. Suspeitando que o carro pudesse estar escondido nas proximidades, a equipe iniciou buscas na região.
Veículo Adulterado
Pouco tempo depois, o veículo foi encontrado. Para tentar enganar a fiscalização e o monitoramento inteligente da cidade, os criminosos já haviam instalado outra placa no automóvel. No entanto, por meio da numeração de chassi e vistorias técnicas, a GCM confirmou ser o mesmo carro furtado há quatro dias.
Gratidão e Devolução
Graças aos dados integrados do sistema, o proprietário foi localizado e compareceu imediatamente ao local. Após os trâmites legais no distrito policial, o veículo foi devolvido.
Emocionado, o proprietário fez questão de registrar o seu agradecimento por meio de vídeo e áudio enviados à corporação.
“Quero muito agradecer a Guarda de Mogi das Cruzes, que recuperou o meu carro e ainda foi extremamente solícita e gentil”, afirmou a vítima.
A GCM reforça que a integração de dados entre o COI de Mogi e as cidades vizinhas, como Suzano, tem sido fundamental para o sucesso na recuperação de bens furtados e roubados no Alto Tietê.
Crédito da foto: Divulgação/PMMC


