Suzano

Força-tarefa mobiliza ‘Cata-Treco’ e limpeza pesada após temporal histórico

A Prefeitura de Suzano iniciou uma verdadeira operação de guerra para recuperar a cidade após o temporal devastador desta quarta-feira (28/01). Com um registro de 115 milímetros de chuva em menos de uma hora — o que representa mais que o dobro do volume classificado tecnicamente como “chuva forte” (50 mm) — o município acionou imediatamente equipes de manutenção para as áreas mais críticas.

Logística de Limpeza nos Bairros

A força-tarefa concentrou maquinário pesado em pontos estratégicos para garantir que a rotina da cidade fosse restabelecida o quanto antes. O foco inicial foi a remoção de lama e resíduos trazidos pelas águas:

  • Vila Amorim: Foram mobilizados três caminhões-pipa, um caminhão carroceria, um basculante, além de pá carregadeira e caminhão traçado.
  • Cemitério São Sebastião: A região contou com o suporte de três caminhões-pipa para a lavagem das vias e desobstrução de acessos.

Os servidores da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, junto à operação “Cata-Treco”, trabalharam ininterruptamente durante a noite e madrugada para garantir a fluidez das vias e a higiene urbana.

O Perigo do Descarte Irregular

O secretário de Manutenção, Samuel Oliveira, trouxe um dado alarmante sobre a causa de muitos alagamentos. Segundo ele, em 2025, foram retiradas quase 5 mil toneladas de lixo de pontos de descarte irregular (os chamados “pontos viciados”) — um volume três vezes maior do que o removido de rios e bueiros.

“Este é um serviço essencial que muitos não veem. Atuamos na eliminação desses pontos viciados, pois esse lixo acaba sendo levados pela chuva e obstrui bueiros, agravando as inundações”, pontuou Oliveira.

Prevenção em Números

Apesar da intensidade do evento climático, a prefeitura destacou que o trabalho preventivo é constante. Somente no último ano, as ações de zeladoria alcançaram:

  • 106 quilômetros de rede de drenagem limpos;
  • 1.691 toneladas de resíduos retiradas de rios e valas.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana segue monitorando o trânsito e orientando motoristas nas áreas onde a limpeza ainda está sendo finalizada. A recomendação é que a população colabore utilizando o serviço “Cata-Treco” para o descarte correto de móveis e materiais, evitando que esses objetos parem nas redes de esgoto e canais.


Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros