A Secretaria Municipal de Administração de Suzano publicou, nesta sexta-feira (30/01), a classificação geral dos candidatos inscritos no Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização. A iniciativa é um fôlego para quem está fora do mercado de trabalho e busca se capacitar.
Ao todo, o programa deve convocar até 400 munícipes (com idades entre 18 e 59 anos) que estão desempregados há pelo menos um ano.
Onde conferir a lista?
Você pode acessar a classificação de duas formas:
- Link direto: bit.ly/ProgramaMunicipalSuzano
- Site da Prefeitura: Acesse suzano.sp.gov.br, vá em “Transparência” e depois em “Imprensa Oficial” (Edição nº 19 de 2026).
Benefícios e Regras
Os selecionados terão uma jornada de 30 horas semanais voltada para atividades práticas e cursos de capacitação. Confira o que o programa oferece:
- Bolsa Mensal: R$ 1.518,00.
- Auxílio: Vale-transporte.
- Duração: Um ano, podendo ser prorrogado por mais um.
Atenção: Para manter o benefício, o bolsista precisa ser assíduo! É exigida uma frequência mínima de 95% nas atividades. Vale lembrar que o programa não gera vínculo empregatício com a prefeitura.
Critérios de Desempate
Como a procura foi alta (1.749 inscritos para 400 vagas), a prefeitura utilizou critérios específicos para definir as prioridades, como:
- Não ter participado do programa anteriormente;
- Menor renda por pessoa na família (per capita);
- Mulheres arrimo de família;
- Maior tempo de desemprego;
- Maior idade.
O programa também possui cotas importantes: 3% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 5% para mulheres vítimas de violência.
Foco no Futuro
De acordo com a secretária de Administração, Cintia Lira, o objetivo principal é a reinserção dessas pessoas no mercado formal. “Poderemos contribuir com a redução do desemprego e daremos condições para que esses munícipes possam ter um futuro próspero”, afirmou.
Além da renda imediata, o projeto foca em elevar a autoestima, promover a inclusão social e capacitar o cidadão para o cuidado com o patrimônio público da cidade.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano


