Mogi das Cruzes

Prevenção: Sabesp e Mogi criam plano de segurança para as represas Jundiaí e Taiaçupeba

Ação é exclusivamente preventiva e inclui instalação de sirenes, treinamento de moradores e mapeamento de áreas de risco.


Embora a Sabesp garanta que as barragens das represas Jundiaí e Taiaçupeba sejam 100% seguras e monitoradas, o município não quer contar com a sorte. Seguindo a Política Nacional de Segurança de Barragens, foi lançado hoje o Plano de Ação de Emergência, que vai integrar as operações da companhia com a nossa Defesa Civil.

O objetivo é simples: estar pronto para o impossível. Seja por um desastre natural raro ou um problema tecnológico, Mogi quer ter um programa de respostas rápidas e eficientes.

O que muda na prática para a população?

Um consórcio de empresas especializadas foi contratado para realizar um trabalho minucioso nos próximos meses:

  • Mapeamento: Identificar exatamente quais casas e prédios seriam atingidos em caso de inundação.
  • Sistemas de Alerta: Instalação de sirenes e alarmes nas chamadas “Zonas de Autossalvamento”.
  • Treinamento: Moradores e lideranças comunitárias passarão por simulados e instruções para saberem exatamente para onde ir se o alarme tocar.
  • Sinalização: Instalação de placas indicando rotas de fuga e pontos de encontro seguros.

Mogi se destaca pelo engajamento

Um detalhe que chamou a atenção dos engenheiros do consórcio foi a participação em massa das secretarias municipais no evento. Segundo a engenheira Bruna Moraes Vicente, da Nova Engevix, Mogi foi a cidade com o maior engajamento entre os sete municípios já visitados para a implementação desse plano.

“Não podemos esperar que tragédias aconteçam para atuar. Este trabalho já começa agora, de forma conjunta e com planejamento”, destacou o coronel Marcos Casarini, gestor da Defesa Civil de Mogi.

Segurança em Primeiro Lugar

A coordenadora da Sabesp, Mariza Fernanda da Silva, reforçou que as barragens passam por revitalizações constantes e que o plano serve para fomentar uma cultura de segurança, e não porque exista um risco imediato. É, literalmente, o famoso “seguro morreu de velho”.


Créditos de Informação: Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes / Sabesp / Consórcio Geometrisa-Nova Engevix-Gridlab.


Você mora perto de alguma dessas represas ou conhece alguém que more? Essa ação vai trazer muito mais tranquilidade para os moradores de áreas como Jundiapeba e Braz Cubas, que ficam no curso desses rios.

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para