Se você tem interesse em história, arquitetura ou construção civil, essa é a sua chance! A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu as inscrições para o Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural (POEP). A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Cultura e Assistência Social e visa formar profissionais especializados em técnicas de restauro, marcenaria e conservação de imóveis históricos.
O curso não é apenas uma formação técnica, mas uma estratégia de inclusão: serão oferecidas 15 vagas com bolsa-auxílio, destinadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social (dentro dos critérios do programa Conduz). Além dessas, há 5 vagas para ouvintes (sem bolsa) voltadas a estudantes e profissionais de Arquitetura, Engenharia ou Edificações.
O que você vai aprender?
As aulas unem teoria e prática, abordando temas essenciais para o mercado de trabalho especializado:
- Técnicas construtivas tradicionais e pintura;
- Marcenaria e conservação de imóveis históricos;
- Economia solidária e elaboração de planos de negócio.
As aulas começam no dia 02 de março e serão realizadas no icônico Casarão do Carmo (Museu Mogiano), no Centro Histórico, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h.
Cronograma e Inscrições
Fique atento às datas para não perder o prazo, que é curto:
- Inscrições: De 09 a 20 de fevereiro.
- Onde se inscrever: Através do Formulário Online Oficial.
- Resultado: A lista de contemplados será publicada no dia 24 de fevereiro.
- Efetivação presencial: Entre 25 e 27 de fevereiro, os selecionados devem levar os documentos à Incubadora Social de Jundiapeba ou à Secretaria de Cultura (Centro).
Requisitos: Ser morador de Mogi das Cruzes, ter mais de 18 anos e possuir, no mínimo, o Ensino Fundamental I (completo ou cursando).
Cultura e Renda
Para o secretário de Cultura, Guilherme Dela Plata, o projeto é um “ganha-ganha” para a cidade:
“Preservar o patrimônio é preservar a identidade de Mogi. Ao mesmo tempo, preparamos mão de obra qualificada para uma área que carece de profissionais, gerando renda para quem mais precisa”, afirma o secretário.
O curso segue até novembro, com a formatura prevista para o dia 11 de dezembro. Para mais informações, a prefeitura disponibiliza os telefones: (11) 4798-4040 e (11) 4798-5965.
Créditos da imagem: Divulgação/PMMC


