Suzano

Prefeitura mobiliza força-tarefa própria para limpar a cidade

A crise da coleta de lixo em Suzano ganhou um novo e drástico capítulo neste final de semana. Diante da paralisação dos serviços pela empresa concessionária desde a última quinta-feira (05/02) — mesmo com os pagamentos da prefeitura em dia — o governo municipal publicou no domingo (08/02) o Decreto nº 10.350, que declara Estado de Calamidade Ambiental e Sanitária na cidade.

A medida foi necessária para permitir que a administração pública tome ações emergenciais imediatas, atropelando a burocracia para evitar riscos à saúde da população e ao meio ambiente.

Operação Emergencial: Onde a coleta já passou?

Desde que o problema foi identificado na sexta-feira, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos não parou. Com equipes próprias e apoio da frota municipal, o lixo começou a ser recolhido nos pontos mais críticos. As frentes de trabalho focaram em:

  • Feiras Livres: Limpeza completa no Largo da Feira.
  • Bairros: Jardim São José, Cidade Miguel Badra e Vila Helena receberam atenção prioritária no final de semana.
  • Pontos de descarte: Monitoramento constante para evitar focos de doenças.

“Nosso sentimento é de indignação. Os repasses foram feitos regularmente e não havia razão para o trabalho parar. Não vamos deixar a população ser prejudicada”, desabafou o prefeito Pedro Ishi.

Notificação Judicial e Pressão Administrativa

A prefeitura notificou oficialmente a empresa para a retomada imediata dos serviços. O documento deixa claro que a interrupção é “absolutamente inadmissível” no regime de concessão. O secretário de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris, explicou que o município está seguindo todos os prazos legais para que as sanções aplicadas à empresa sejam definitivas e juridicamente seguras.

Acolhimento aos Trabalhadores

Nesta segunda-feira (09/02), o encontro no Cineteatro Wilma Bentivegna (conforme noticiado anteriormente pelo Fofoquei Mogi) selou o compromisso da prefeitura não apenas com a limpeza das ruas, mas com a dignidade dos coletores que foram deixados na mão pela concessionária. O objetivo agora é encontrar uma saída legal para que o serviço seja restabelecido por completo, seja pela volta da empresa sob nova gestão ou por uma nova contratação emergencial.

O que a população deve fazer?

O secretário de Manutenção, Samuel Oliveira, pede que os moradores fiquem atentos à passagem dos caminhões da prefeitura, que estão circulando em horários alternativos para dar conta da demanda acumulada.


Créditos das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros