Estabelecimento de yakisoba apresentava “cenário de horror”: bitucas de cigarro no fogão, gordura acumulada e lixo espalhado na cozinha.
Uma operação da Vigilância Sanitária de Suzano terminou em caso de polícia no último sábado (07). O proprietário de um delivery de yakisoba, que já estava com as portas lacradas desde o dia 29 de janeiro, foi flagrado dentro do estabelecimento após romper ilegalmente o selo de interdição.
O comerciante foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Central pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o crime de desobediência e rompimento de lacre.
Cenário de “pesadelo” sanitário
A primeira interdição do local ocorreu após denúncias graves à Ouvidoria Municipal. O que os fiscais encontraram na vistoria inicial foi descrito como condições precárias de higiene:
- Gordura generalizada: Equipamentos, móveis, paredes e pisos estavam cobertos por crostas de gordura.
- Lixo e Odores: Resíduos espalhados pelo chão e falta de divisória entre o banheiro e a área de manipulação de alimentos.
- Higiene Pessoal: O proprietário foi flagrado fumando enquanto preparava as refeições e apagando as bitucas de cigarro diretamente no fogão.
Nova autuação e perícia
Após o flagrante de acesso ilegal neste sábado, o estabelecimento foi novamente autuado e uma perícia técnica foi solicitada no local. As autoridades reforçam que a reabertura de qualquer comércio interditado só pode ser autorizada pela Vigilância Sanitária após a correção total das irregularidades — o que não foi o caso deste delivery.
A diretora da Vigilância Sanitária de Suzano, Carmen Lúcia Lorente, foi enfática ao dizer que práticas que colocam em risco a saúde da população não serão toleradas e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas para que o local permaneça fechado.
Como denunciar?
A prefeitura reforça que a participação da população é essencial para identificar locais que funcionam de forma irregular. Em Suzano, as denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:
- Telefone: 0800-774-2007 (Ouvidoria)
- E-mail: [email protected]
Crédito da Imagem: Divulgação Secop Suzano


