São Paulo

Esta é uma notícia fundamental para o seu público do Fofoquei Mogi, especialmente às vésperas do Carnaval, quando as festas aumentam e a fiscalização nas rodovias da região (como Mogi-Dutra e Ayrton Senna) fica ainda mais rigorosa.

Aqui está a sugestão de redação para o seu site:


Blitz da Lei Seca: Detran-SP dobra fiscalização e para mais de 67 mil veículos no início de 2026

Número de operações contra o álcool ao volante cresceu 155% em janeiro; estratégia integrada com a PM e GCM mira mudança de comportamento dos motoristas.

O ano de 2026 começou com tolerância zero para quem insiste em combinar álcool e direção. O Detran-SP anunciou um reforço histórico nas operações de fiscalização em todo o estado, dobrando o número de blitze em comparação ao ano passado. Somente em janeiro, foram realizadas 115 operações, resultando na abordagem de 67.419 veículos para o teste do bafômetro.

O salto é impressionante: o volume de fiscalizações cresceu 155% em relação a janeiro de 2025, mostrando que a “malha fina” contra a alcoolemia está cada vez mais apertada.

Estratégia Inteligente e Integrada

De acordo com o Detran-SP, o aumento não se deve apenas a mais policiais nas ruas, mas a uma nova política pública inteligente. O órgão passou a coordenar de forma mais próxima as ações com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), utilizando a estrutura que já existe nas cidades de forma mais estratégica.

“Quando o motorista percebe que a chance de fiscalização é real, constante e não concentrada apenas em alguns pontos ou períodos, o comportamento tende a mudar”, afirma Anderson Poddis, diretor de Fiscalização do Detran-SP.

O Raio-X do Rigor (Comparativo de Janeiro):

AnoOperações RealizadasVeículos Fiscalizados
20243020.488
20254527.900
202611567.419

Foco no Carnaval

Com a proximidade dos blocos e desfiles, a tendência é que o número de operações aumente ainda mais em fevereiro. A meta do governo estadual é consolidar a percepção de que a fiscalização é previsível e bem distribuída, desencorajando o motorista a assumir o risco de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

Vale lembrar que a Lei Seca completou 13 anos de atuação em São Paulo neste mês, e as punições incluem multas pesadas (R$ 2.934,70), suspensão da CNH por 12 meses e até prisão, dependendo do nível de álcool detectado.


Dica do Fofoquei Mogi: Se for curtir os blocos em Mogi, Suzano ou Guarulhos, não arrisque seu bolso nem a vida de ninguém. O valor de um carro por aplicativo é bem menor do que a multa (e o transtorno) de ser pego na blitz!

Créditos de Imagem: Divulgação / Detran-SP

Você também pode querer ler:

São Paulo

A coisa tá pegando pro lado dos aplicativos de entrega! A greve dos entregadores, que começou ontem com o nome de “Breque Nacional dos Apps”

A coisa tá pegando pro lado dos aplicativos de entrega! A greve dos entregadores, que começou ontem com o nome
São Paulo

Tá Querendo Mudar de Faculdade? USP Abre Vagas de Transferência!

Se você já tá na faculdade, mas tá pensando em mudar pra USP, essa é a sua chance! A Universidade