Com investimento de R$ 5,3 milhões por mês, Troupe Brasil Ltda assume não só o lixo, mas também varrição e limpeza de bueiros para salvar a cidade da calamidade.
O martelo foi batido! Nesta terça-feira (10/02), o prefeito Pedro Ishi assinou o contrato emergencial nº 014/2026 com a Troupe Brasil Ltda. A medida extrema veio após o decreto de calamidade ambiental e sanitária, causado pela paralisação total dos serviços da antiga concessionária.
O que muda agora? O novo contrato é robusto e não foca apenas nos sacos de lixo acumulados. O repasse de R$ 5,37 milhões mensais garante um “combo” de limpeza para Suzano:
- ✅ Coleta, transporte e destino final do lixo doméstico;
- ✅ Varrição manual de ruas, praças, calçadões e feiras;
- ✅ Limpeza de bueiros e conservação de áreas verdes;
- ✅ Equipe de prontidão para limpeza de vias em caso de enchentes.






Entenda o “B.O.” com a antiga empresa A prefeitura soltou o verbo: mesmo com os pagamentos em dia, a antiga empresa parou os serviços na última quinta-feira (05/02). Foram três dias de tentativas, notificações sucessivas e até equipes da própria prefeitura indo para a rua no improviso para tentar diminuir o caos. Como a empresa não reagiu, a gestão Ishi partiu para a intervenção contábil e fiscal da antiga prestadora.
“Ficamos indignados. Nossos repasses estavam em dia e a empresa não cumpriu a obrigação. Agimos rápido para solucionar o problema em poucos dias”, desabafou o prefeito Pedro Ishi.
O que vem pela frente? A Troupe Brasil fica no comando por seis meses (prazo emergencial), enquanto a prefeitura corre com uma nova licitação para definir quem assume o serviço de forma definitiva. A meta é que tudo esteja 100% normalizado até o fim desta semana.
Crédito das Fotos: Mauricio Sordilli / Secop Suzano
Anota aí: O contrato já está valendo e os caminhões já estão circulando! Se o lixo ainda está na sua calçada, a ajuda está a caminho.


