Projeto que liga Billings a Taiaçupeba terá 13km em solo suzanense; prefeitura também pleiteia alteamento da Estrada da Duchen
O futuro do abastecimento de água no Alto Tietê e a mobilidade urbana em Suzano foram os temas centrais de uma reunião estratégica nesta terça-feira (10/02). O prefeito Pedro Ishi recebeu a cúpula da Sabesp para alinhar o andamento da megaobra de transposição que conectará a represa Billings ao reservatório de Taiaçupeba.
Com uma extensão total de quase 39 quilômetros, a obra terá um trecho crucial de 13,3 km dentro de Suzano, especificamente na região de Palmeiras. Devido ao grande porte das tubulações (que chegam a 1,8 metro de diâmetro), o prefeito demonstrou preocupação com o impacto no trânsito e no comércio local, exigindo rapidez na execução.




Entenda a Transposição
- Objetivo: Trazer água da capital/ABC para o Alto Tietê em períodos críticos.
- Regra de Uso: O sistema só será ativado se a Billings estiver com nível alto e Taiaçupeba com nível baixo.
- Prazo: Os trabalhos começaram em janeiro e a previsão de entrega é para setembro de 2026.
Cobrança pela Estrada da Duchen
Aproveitando o encontro, a gestão municipal colocou na mesa uma demanda antiga: o alteamento da Estrada da Duchen, na Vila Ipelândia. Como a transposição pode elevar o nível da represa de Taiaçupeba, a obra na via torna-se urgente para evitar transtornos aos moradores e comerciantes. Uma nova agenda com o Governo do Estado deve tratar exclusivamente deste ponto nos próximos meses.
Ciência na Escola
Nem só de infraestrutura viveu a reunião. A Sabesp apresentou o projeto “Ciência Viva na Escola”, que propõe a construção de três salas de aula equipadas com laboratórios de biologia, química e anatomia em unidades municipais. O prefeito Pedro Ishi avaliou positivamente a proposta e deve encaminhá-la para análise da Secretaria de Educação.
Fotos: Mauricio Sordilli / Secop Suzano


