Prepare-se para uma mudança histórica em Mogi das Cruzes! A partir do dia 3 de março, a prefeitura abandona de vez os processos físicos e adota o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A nova plataforma promete eliminar o uso de papel, reduzir a burocracia e dar muito mais velocidade no atendimento ao cidadão.
Com a mudança, você não precisará mais ir até a prefeitura apenas para saber “em que mesa está o seu processo”. Tudo poderá ser acompanhado de forma remota, pelo celular, computador ou tablet.
O que muda para o cidadão?
A maior novidade é a integração com a plataforma Gov.br, do Governo Federal. Para realizar pedidos ou consultar o andamento de protocolos, o mogiano usará sua conta oficial do governo.
- Acesso Remoto: Solicitações e acompanhamentos feitos 100% online.
- Segurança: Dados protegidos por uma das plataformas mais seguras do país.
- Transparência: O sistema permite saber exatamente quem está analisando o seu pedido em tempo real.
Atenção aos Níveis Prata e Ouro
Para utilizar o novo sistema, o acesso exige que o cidadão tenha cadastro no Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. Como o cadastro inicial geralmente coloca o usuário no nível Bronze, a prefeitura preparou uma força-tarefa de suporte.
Servidores treinados estarão de plantão nas unidades do PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) e no Mogifácil para orientar os moradores a baixarem o aplicativo, fazerem o cadastro e “subirem” o nível da conta para garantir o acesso.
“Não usaremos mais papel. Estaremos preparados com servidores capacitados e equipamentos para orientar o cidadão a usar a plataforma tanto no computador quanto no celular”, explicou Claude Mary de Moura, coordenadora da implementação.
Modernização e Economia
Desenvolvido pelo TRF4 e já utilizado no projeto “São Paulo Sem Papel”, o SEI trará uma economia gigante de recursos públicos (impressão, armazenamento e transporte de documentos).
A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a escolha pelo sistema visa a eficiência máxima: “É uma opção pela gestão eficiente, que diminui custos operacionais, reduz desperdícios e busca mais agilidade no atendimento ao cidadão”.
Locais de Suporte Presencial
Caso você tenha dificuldades com o aplicativo Gov.br ou com o novo sistema, procure uma das unidades:
- PAC Centro Cívico
- PAC Braz Cubas
- CIC Jundiapeba
- Mogifácil Biritiba Ussu
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC


