Premiação entregue durante o 9º Conexidades, em Campos do Jordão, chancela a eficácia das políticas públicas e programas voltados para as novas gerações.
A cidade de Suzano alcançou um marco histórico em suas diretrizes de desenvolvimento social. Pela primeira vez, o município foi condecorado com o certificado “Município Amigo da Juventude”, uma honraria concedida pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude.
A entrega oficial do selo ocorreu na última quinta-feira (18/06), durante a programação da 9ª edição do Conexidades, em Campos do Jordão. O evento reuniu lideranças do Executivo suzanense, representadas por Mário Sumirê e Railson Santiago, da Secretaria Municipal de Governo, além do presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), André Bom Fim.
O reconhecimento estadual consolida Suzano como uma referência na criação de oportunidades, inclusão digital, qualificação profissional e cidadania ativa para a população jovem.
Um legado de oportunidades e cidadania
O selo coroa um planejamento estruturado que interliga diferentes secretarias. Iniciadas sob a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, as políticas públicas voltadas aos adolescentes mantêm forte ritmo de expansão e prioridade na atual administração do prefeito Pedro Ishi.
Uma rede de programas e benefícios sociais foi fundamental para que o município atingisse os critérios técnicos exigidos pelo Estado. Entre os pilares de destaque estão:
- Mobilidade e Educação: Implementação do Passe Livre Estudantil e do Curso Pré-Vestibular Municipal.
- Cidadania e Inclusão: Criação do Comjuve, do programa Guarda Mirim e fomento a vagas de estágio.
- Ações Comunitárias e Conscientização: Projetos como Ser Jovem, Conexão Jovem, Juventude Solidária e Juventude Legal, além de forte incentivo a modalidades esportivas e culturais.
Voz da Juventude:
O presidente do Comjuve, André Bom Fim, celebrou o momento como um divisor de águas. “Receber esse certificado é o reconhecimento de uma trajetória de projetos que têm transformado vidas. Faço um agradecimento especial a todos os conselheiros do Comjuve, que desempenham um papel fundamental na construção de uma cidade acolhedora e cheia de oportunidades”, ressaltou.
Foco no futuro e desenvolvimento profissional
A certificação sinaliza que os investimentos municipais estão cumprindo o papel de integrar o jovem ao mercado de trabalho e ao debate democrático. De acordo com o secretário de Governo, Alex Santos, o prêmio chancela a direção assertiva da gestão pública: “Mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo programas que dialogam com as necessidades reais dos jovens e ampliam as possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional”.
O prefeito Pedro Ishi estendeu os cumprimentos a toda a equipe técnica e reforçou que a premiação aumenta o compromisso da prefeitura com o setor.
“Esse resultado demonstra que as ações desenvolvidas pela Prefeitura estão chegando na ponta e contribuindo para abrir caminhos. Vamos continuar trabalhando para oferecer mais oportunidades e construir uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, concluiu o chefe do Executivo.
Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano


