Ação descentralizada da Secretaria de Saúde superou a marca de 340 acolhimentos gratuitos em um único dia, facilitando o acesso ao cuidado preventivo.
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (20/06) mais uma etapa do projeto Saúde Itinerante. A iniciativa levou uma estrutura completa de serviços gratuitos aos moradores da região da Fazenda Aya, resultando em 344 atendimentos concentrados na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy.
O foco principal do programa é a descentralização da Atenção Primária, aproximando os cuidados médicos de quem reside em áreas mais distantes das unidades fixas de saúde.
Balanço das atividades e serviços realizados
Durante todo o sábado, equipes multiprofissionais se revezaram para oferecer acolhimento humanizado e suporte preventivo à comunidade. O balanço final da ação incluiu:
- Consultas e avaliações: 67 consultas médicas, 5 de enfermagem e 24 avaliações odontológicas.
- Exames e monitoramento: 54 aferições de pressão arterial, 47 testes de glicemia, 25 pedidos de exames laboratoriais (com 8 coletas realizadas) e 5 exames preventivos de Papanicolau.
- Prevenção e bem-estar: 68 vacinas aplicadas, 37 sessões de auriculoterapia, 2 testes rápidos para ISTs e duas palestras educativas voltadas à conscientização em saúde.
“O resultado desta edição do Saúde Itinerante demonstra que estamos no caminho certo ao levar os serviços diretamente às comunidades. Seguiremos fortalecendo essa iniciativa, que amplia o acesso e reforça o compromisso da nossa gestão com uma saúde pública cada vez mais próxima”, avaliou o secretário municipal de Saúde, William Harada.
Com estratégias como essa, a administração municipal busca otimizar o fluxo de atendimento da rede pública, garantindo que o monitoramento preventivo chegue de forma ágil e eficiente a todos os suzanenses.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano


