Suzano

Três cães são retirados de situação de maus-tratos na Vila Ipelândia

Uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano e a Guarda Civil Municipal (GCM) resultou no resgate de três cachorros que viviam em condições degradantes na região de Palmeiras. A intervenção aconteceu nesta terça-feira (30/12), em uma viela nas proximidades da rua Kioshe Segawa, no bairro Vila Ipelândia.

A ação foi o desfecho de um processo que começou no dia 16 de dezembro de 2025. Na época, após denúncias via Ouvidoria, fiscais estiveram no local e encontraram um cenário alarmante: dois cães estavam presos por fios em um ambiente insalubre. Um dos animais apresentava um quadro severo de sarna e desnutrição extrema, enquanto os outros dois sofriam com uma infestação massiva de pulgas.

Descumprimento de Notificação

Na primeira visita, a tutora não foi autuada imediatamente com a retirada dos animais; ela recebeu orientações técnicas e um prazo legal para apresentar laudos veterinários que comprovassem o início do tratamento dos cães. No entanto, o prazo expirou sem que nenhuma providência fosse tomada ou documento apresentado.

O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, enfatizou que a prioridade da pasta é a conscientização, mas que a negligência tem consequências:

“Nosso primeiro passo é orientar e dar a oportunidade para que o responsável regularize a situação. Quando isso não ocorre, somos obrigados a agir para proteger a vida dos animais”, declarou o secretário.

Próximos Passos: Recuperação e Adoção

Os animais foram encaminhados para um abrigo voluntário, onde receberão check-up completo, tratamento para as doenças de pele e suporte nutricional. Assim que estiverem saudáveis, eles serão inseridos no projeto municipal “Baby, me Leva!”, que busca novos lares através da adoção responsável.

A tutora foi qualificada pelas autoridades e o caso foi registrado junto à Polícia Civil, onde ela deve responder criminalmente por maus-tratos.


Como denunciar?

A Prefeitura de Suzano reforça que a participação da população é essencial para combater a crueldade animal. Denúncias podem ser feitas de forma anônima:


Créditos das Imagens: Mauricio Sordilli / Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros