Mogi das Cruzes

Mulher que não retornou de “saidinha” de Natal se entrega à GCM na Praça Oswaldo Cruz

Uma mulher que estava foragida do sistema prisional após ser beneficiada pela saída temporária de Natal entregou-se à Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes na manhã desta terça-feira (13/01). A suspeita, que cumpria pena por tráfico de drogas em regime semiaberto, deveria ter retornado à unidade prisional na data estipulada por lei, o que não ocorreu.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança, a mulher caminhava pela Praça Oswaldo Cruz, na região central, por volta das 7h30. Ao visualizar a base da GCM instalada no local, ela optou por se apresentar espontaneamente aos agentes de plantão, confessando que estava em situação irregular com a Justiça.

Ponto Estratégico de Segurança

A base da Praça Oswaldo Cruz, onde ocorreu a rendição, foi um dos postos reativados pela prefeita Mara Bertaiolli em 2025 como parte do plano de revitalização do policiamento comunitário no Centro.

O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, destacou que a estrutura física da guarda funciona como um ponto de referência para a população e um inibidor da criminalidade. “Este é um exemplo da importância da presença da Guarda nos lugares. Mogi estava sem a base da GCM em uma das principais praças da cidade e sua reativação incentiva a redução de crimes e aumenta a sensação de segurança”, afirmou o titular da pasta.

Próximos Passos

Após a confissão, a mulher foi detida e conduzida pelos guardas municipais até a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Lá, a ocorrência foi registrada e as autoridades judiciárias foram notificadas sobre o descumprimento do benefício da saída temporária. Com a infração, a detenta pode perder o direito ao regime semiaberto e regredir para o regime fechado, dependendo da decisão judicial.


Como denunciar e acionar a GCM

A Guarda Civil Municipal reforça que a colaboração da população é fundamental para o policiamento preventivo. Denúncias sobre crimes, atitudes suspeitas ou descumprimento de ordens judiciais podem ser feitas de forma anônima:

  • Telefone: 153 (Centro de Operações Integradas – COI)
  • Funcionamento: 24 horas por dia.

Foto: Divulgação/PMMC

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para