Mogi das Cruzes deu um passo importante para o bem-estar animal nesta sexta-feira (16/01). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou a primeira edição do Passeio do Bem, um projeto que convida a comunidade a realizar caminhadas monitoradas com os animais que vivem no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea).
A iniciativa não é apenas um exercício físico: é uma terapia tanto para os animais quanto para os voluntários, combatendo o estresse dos pets e fortalecendo a socialização necessária para que eles sejam adotados no futuro.
Como funciona o Passeio do Bem?
As caminhadas acontecem dentro da própria estrutura do Nubea, que funciona em uma ampla área verde, garantindo segurança e tranquilidade.
- Duração: 2 horas de passeio monitorado por técnicos.
- Frequência: Período da tarde (grupos agendados).
- Quem pode participar: Maiores de 18 anos.
- Requisitos: Apresentar RG, CPF e comprovante de residência para cadastro.
Mais do que um passeio: Uma política de proteção
Regulamentado pelo decreto nº 24.023, o projeto é uma das metas da gestão da prefeita Mara Bertaiolli. “No ano passado, lançamos o Programa Seu Amigo Pet e o Banco de Ração. Começamos 2026 com o Passeio do Bem, evoluindo a cada dia na proteção animal”, destacou a secretária Patricia Cesare.
Atualmente, o Nubea abriga cerca de 100 animais (cães e gatos), todos vacinados e castrados. Segundo a coordenadora do núcleo, a veterinária Margareth Cunha, esse contato humano é vital: “O carinho e a interação são fundamentais para o equilíbrio emocional desses pets que aguardam por um lar”.
🐾 Quer participar? Veja como se inscrever!
As inscrições para as próximas edições já estão abertas. O processo é simples e pode ser feito diretamente pelo celular:
- WhatsApp para inscrições: (11) 94304-7596
- Onde fica o Nubea: Entre em contato pelo número acima para agendar sua visita e receber as orientações de localização.
Créditos das fotos: Divulgação / PMMC


