Suzano

Calendário Nipo-Brasileiro 2026 prevê mais de 50 eventos

A tradição nipo-brasileira, que é o coração da identidade de Suzano, ganhará ainda mais força este ano. Em reunião realizada nesta quinta-feira (05/02) no Bunkyo Suzano, o prefeito Pedro Ishi oficializou o apoio da administração municipal ao robusto calendário cultural de 2026, que conta com mais de 50 eventos programados.

O encontro, que marcou a 5ª edição do Encontro de Entidades Nipo-Brasileiras, reuniu as principais lideranças da comunidade japonesa, religiosa e social da cidade para garantir que a logística e a estrutura pública caminhem juntas com as festividades.

Continuidade e Desenvolvimento: Obras em Foco

Além da pauta cultural, o prefeito Pedro Ishi aproveitou a oportunidade para apresentar um panorama do desenvolvimento urbano. Ele destacou que o planejamento iniciado na gestão de Rodrigo Ashiuchi segue em ritmo acelerado, com entregas importantes previstas para os próximos meses:

  • Mobilidade: Prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen.
  • Lazer e Esporte: Construção do Centro Esportivo do Miguel Badra.
  • Educação e Sustentabilidade: Ampliação de escolas e a implantação de um inovador corredor ecológico.

“Apoiar a cultura japonesa é uma honra para nosso governo. Reafirmamos nossa parceria e o respeito às tradições que fazem parte da história de Suzano”, destacou o prefeito Pedro Ishi durante o evento.

União de Forças

O presidente do Bunkyo Suzano, Reinaldo Katsumata, ressaltou que a sinergia entre as entidades e a prefeitura é o que permite que Suzano seja referência em eventos de grande porte. A reunião contou com representantes de peso, como o Sindicato Rural, Templos Budistas, Associação Okinawa, Associação Cultural Chinesa e o Suzano Futebol Clube (Suzaninho).

A presença do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi (diretora do Bunkyo Sustentável) reforçou o tom de união e continuidade política que a cidade atravessa.

O que esperar de 2026?

Com a confirmação de mais de 50 eventos, a expectativa é que o calendário movimente não apenas a cultura, mas também a economia local, atraindo turistas de toda a região do Alto Tietê e da capital para as festividades que celebram a herança oriental da cidade.


Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros