Metodologia de planejamento urbano participativo desenvolvida no município foi destaque durante evento em Palmas que reuniu especialistas de todo o país.
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, levou sua expertise em gestão pública para o cenário nacional. A equipe técnica do município participou ativamente do “2º Simpósio Nacional de Planos de Bairro”, realizado em Palmas, capital do Tocantins.
O fórum nacional reuniu gestores públicos, urbanistas, pesquisadores e membros da sociedade civil para debater estratégias inovadoras sob o tema “Da Rua ao Plano: a Cidade Começa no Bairro”.
Representando Suzano, a diretora de Planejamento Territorial, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, e o diretor de Projetos, Ricardo Hatiw Lu, compartilharam os resultados práticos e a metodologia aplicada no programa municipal “Bairros + Completos”.
Planejamento descentralizado e escuta popular
O grande diferencial apresentado por Suzano no simpósio foi o modelo de engajamento social e descentralização do planejamento urbano. O programa foca na criação de planos de metas específicos para as características e demandas de cada região da cidade, em vez de aplicar soluções genéricas.
O projeto cumpre dois objetivos estratégicos principais:
- Atendimento imediato: Diagnosticar e solucionar as principais carências de infraestrutura, mobilidade e serviços nas comunidades atualmente integradas ao programa.
- Criação de metodologia: Consolidar um modelo de planejamento técnico e participativo que servirá de guia para a futura expansão do projeto para todos os demais bairros do território suzanense.
Debate de Ideias:
Durante o encontro no Tocantins, a comitiva paulista integrou painéis sobre governança territorial, sustentabilidade e metodologias de escuta social na escala local, posicionando Suzano como um polo irradiador de boas práticas em urbanismo.
Reconhecimento e inovação social
A participação de destaque no evento valida o esforço da administração pública em modernizar seus instrumentos de planejamento, garantindo um crescimento ordenado e sustentável a longo prazo.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, celebrou a projeção nacional alcançada pelo projeto e reforçou o compromisso com a continuidade do programa:
“Levar a experiência do município para um evento de alcance nacional demonstra que estamos construindo políticas públicas inovadoras e participativas. Os planos de bairros fortalecem o diálogo com a população e permitem que o desenvolvimento urbano aconteça de forma planejada, sustentável e alinhada às demandas de cada comunidade”, pontuou o secretário.
Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano


