Mogi das Cruzes

Envelhecimento ativo: Festa Junina do Pró-Hiper e Mogi Longevidade reúne quase 400 idosos em Mogi das Cruzes

Evento com temática da Copa do Mundo celebrou a expansão das políticas públicas voltadas à terceira idade, que já somam mais de 9,5 mil atendimentos mensais na cidade.

A manhã da última sexta-feira (19/06) foi de muita música, integração e tradição para o público da terceira idade em Mogi das Cruzes. A Prefeitura realizou a Festa Junina unificada do Pró-Hiper e do programa Mogi Longevidade, reunindo cerca de 370 participantes — entre alunos, professores e estagiários — no espaço do Pró-Hiper, totalmente decorado com bandeirinhas e ambientado com clássicos caipiras. Este ano, a festividade ganhou um toque especial ao adotar a Copa do Mundo como tema central de suas dinâmicas e da tradicional dança de quadrilha.

A prefeita Mara Bertaiolli acompanhou de perto a confraternização e o lanche comunitário dos idosos, reforçando o compromisso da administração com o bem-estar e a saúde preventiva da população sênior.

“As ações esportivas voltadas aos idosos ajudam na melhoria da saúde e da qualidade de vida, além de criar novas amizades e dar motivos para sair de casa e viver com alegria. Os investimentos que estão sendo feitos têm o compromisso da Prefeitura de cuidar de quem já cuidou de nossa cidade”, pontuou a chefe do Executivo.

O evento contou ainda com a presença dos secretários Fred Abib (Esportes, Lazer e Qualidade de Vida) e Camilla Taceli (Longevidade), do secretário-adjunto Guilherme Filipin e do vereador Edson Santos.

Infraestrutura revitalizada e expansão no Pró-Hiper

O Pró-Hiper consolida-se como um dos principais pilares de promoção à saúde da terceira idade em Mogi, contando atualmente com 1.199 alunos matriculados em modalidades como hidroginástica, ginástica adaptada e musculação.

O expressivo volume de participantes reflete uma série de melhorias estruturais e parcerias estratégicas coordenadas pela gestão municipal:

  • Hidroginástica ampliada: Em uma cooperação com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o município estendeu as aulas de hidroginástica para o período noturno.
  • Recuperação de ativos: Uma segunda piscina complexa, que estava desativada há cinco anos, recebeu manutenção completa e voltou a operar.
  • Modernização predial: Foram investidos R$ 46,5 mil na reforma da casa de máquinas, troca do trocador de calor e revisões hidráulica e elétrica. As salas de ginástica também receberam nova pintura, reparos elétricos e correção de vazamentos no telhado.

Mogi Longevidade bate recorde de adesão

Lançado oficialmente em março pela prefeita Mara Bertaiolli, o programa Mogi Longevidade transformou a capilaridade das atividades físicas gratuitas na cidade. O projeto descentralizou as aulas, levando-as para 40 núcleos distintos — incluindo praças, parques, centros esportivos e Academias da Terceira Idade (ATIs) — divididos em 104 turmas.

O balanço estatístico entre os meses de fevereiro e maio aponta para uma verdadeira explosão de engajamento comunitário:

Indicador de DesempenhoCrescimento Registrado (Fev vs. Mai)
Volume Total de Atendimentos+ 231,5% (Atingindo 9.593 atendimentos)
Participantes Ativos na Rede+ 56,2%
Alunos Regularmente Matriculados+ 41,6% (2.240 idosos inseridos)
Polos de Atividades em Operação+ 66,7%
Turmas Disponíveis+ 46,5%

Como se inscrever:

Os interessados em ingressar em uma das turmas gratuitas de atividades físicas podem obter mais informações e consultar vagas nos bairros entrando em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone (11) 97535-6662.

Junho Violeta: Conscientização e Proteção Social

A atenção à terceira idade em Mogi das Cruzes vai além do esporte. Sob a coordenação da recém-criada Secretaria Municipal de Longevidade, a cidade promove ao longo deste mês a campanha Junho Violeta, voltada ao combate e à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

A programação engloba rodas de conversa sobre segurança financeira, golpes digitais e combate à negligência familiar. O ápice do movimento ocorrerá nesta quarta-feira, 24 de junho, das 9h às 12h, no Theatro Vasques, com a realização do Seminário da Rede de Atendimento Socioassistencial da Pessoa Idosa. Com o tema “A Rede de Proteção como Instrumento de Prevenção à Violência”, o fórum debaterá estratégias jurídicas e assistenciais de proteção com foco em um envelhecimento seguro e cidadão.

Crédito das fotos: Divulgação/PMMC

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para