Evento com temática da Copa do Mundo celebrou a expansão das políticas públicas voltadas à terceira idade, que já somam mais de 9,5 mil atendimentos mensais na cidade.
A manhã da última sexta-feira (19/06) foi de muita música, integração e tradição para o público da terceira idade em Mogi das Cruzes. A Prefeitura realizou a Festa Junina unificada do Pró-Hiper e do programa Mogi Longevidade, reunindo cerca de 370 participantes — entre alunos, professores e estagiários — no espaço do Pró-Hiper, totalmente decorado com bandeirinhas e ambientado com clássicos caipiras. Este ano, a festividade ganhou um toque especial ao adotar a Copa do Mundo como tema central de suas dinâmicas e da tradicional dança de quadrilha.
A prefeita Mara Bertaiolli acompanhou de perto a confraternização e o lanche comunitário dos idosos, reforçando o compromisso da administração com o bem-estar e a saúde preventiva da população sênior.
“As ações esportivas voltadas aos idosos ajudam na melhoria da saúde e da qualidade de vida, além de criar novas amizades e dar motivos para sair de casa e viver com alegria. Os investimentos que estão sendo feitos têm o compromisso da Prefeitura de cuidar de quem já cuidou de nossa cidade”, pontuou a chefe do Executivo.
O evento contou ainda com a presença dos secretários Fred Abib (Esportes, Lazer e Qualidade de Vida) e Camilla Taceli (Longevidade), do secretário-adjunto Guilherme Filipin e do vereador Edson Santos.
Infraestrutura revitalizada e expansão no Pró-Hiper
O Pró-Hiper consolida-se como um dos principais pilares de promoção à saúde da terceira idade em Mogi, contando atualmente com 1.199 alunos matriculados em modalidades como hidroginástica, ginástica adaptada e musculação.
O expressivo volume de participantes reflete uma série de melhorias estruturais e parcerias estratégicas coordenadas pela gestão municipal:
- Hidroginástica ampliada: Em uma cooperação com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o município estendeu as aulas de hidroginástica para o período noturno.
- Recuperação de ativos: Uma segunda piscina complexa, que estava desativada há cinco anos, recebeu manutenção completa e voltou a operar.
- Modernização predial: Foram investidos R$ 46,5 mil na reforma da casa de máquinas, troca do trocador de calor e revisões hidráulica e elétrica. As salas de ginástica também receberam nova pintura, reparos elétricos e correção de vazamentos no telhado.
Mogi Longevidade bate recorde de adesão
Lançado oficialmente em março pela prefeita Mara Bertaiolli, o programa Mogi Longevidade transformou a capilaridade das atividades físicas gratuitas na cidade. O projeto descentralizou as aulas, levando-as para 40 núcleos distintos — incluindo praças, parques, centros esportivos e Academias da Terceira Idade (ATIs) — divididos em 104 turmas.
O balanço estatístico entre os meses de fevereiro e maio aponta para uma verdadeira explosão de engajamento comunitário:
| Indicador de Desempenho | Crescimento Registrado (Fev vs. Mai) |
| Volume Total de Atendimentos | + 231,5% (Atingindo 9.593 atendimentos) |
| Participantes Ativos na Rede | + 56,2% |
| Alunos Regularmente Matriculados | + 41,6% (2.240 idosos inseridos) |
| Polos de Atividades em Operação | + 66,7% |
| Turmas Disponíveis | + 46,5% |
Como se inscrever:
Os interessados em ingressar em uma das turmas gratuitas de atividades físicas podem obter mais informações e consultar vagas nos bairros entrando em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone (11) 97535-6662.
Junho Violeta: Conscientização e Proteção Social
A atenção à terceira idade em Mogi das Cruzes vai além do esporte. Sob a coordenação da recém-criada Secretaria Municipal de Longevidade, a cidade promove ao longo deste mês a campanha Junho Violeta, voltada ao combate e à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
A programação engloba rodas de conversa sobre segurança financeira, golpes digitais e combate à negligência familiar. O ápice do movimento ocorrerá nesta quarta-feira, 24 de junho, das 9h às 12h, no Theatro Vasques, com a realização do Seminário da Rede de Atendimento Socioassistencial da Pessoa Idosa. Com o tema “A Rede de Proteção como Instrumento de Prevenção à Violência”, o fórum debaterá estratégias jurídicas e assistenciais de proteção com foco em um envelhecimento seguro e cidadão.
Crédito das fotos: Divulgação/PMMC


