Eventos integrados ao Junho EcoSustentável contaram com técnicas de cultivo de orquídeas e dinâmicas práticas sobre prevenção à erosão do solo em Mogi das Cruzes.
O último fim de semana em Mogi das Cruzes foi marcado por muito aprendizado técnico e envolvimento comunitário em prol da preservação da natureza. Dando sequência às ações integradas do Junho EcoSustentável, a população pôde participar ativamente de workshops e dinâmicas práticas que uniram preservação ambiental, valorização da flora nativa e conservação do solo.
Os eventos, coordenados em conjunto pela administração municipal, têm o objetivo de descentralizar o conhecimento sobre ecossistemas, promovendo o contato direto da sociedade com as áreas verdes protegidas do município.
A secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare, celebrou o engajamento coletivo ao longo de toda a programação no sábado e no domingo.
“Foram dois eventos com ótima participação do público e que mostram como a programação do Junho EcoSustentável é variada. A preservação ambiental é uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli e estamos trabalhando muito para que esta meta seja cumprida”, pontuou a secretária.
Segredos do manejo de orquídeas no Parque Centenário
No sábado (20/06), o Museu das Cidades Irmãs, instalado nas dependências do Parque Centenário da Imigração Japonesa, recebeu entusiastas do cultivo de plantas para a palestra especial “Cultivo de Orquídeas”.
O encontro foi conduzido pelo renomado especialista Masuji Kayasima, que compartilhou com os inscritos técnicas minuciosas sobre:
- Métodos adequados de rega e controle de umidade;
- Substratos ideais para cada variedade e épocas corretas de replantio;
- Controle biológico de pragas comuns e nutrição preventiva das raízes.
A ação buscou incentivar práticas sustentáveis no mercado de plantas ornamentais, reforçando a importância do respeito à biodiversidade.
Imersão prática no Viveiro de Portas Abertas
Já no domingo (21/06), o foco das atenções mudou para as instalações do Viveiro Municipal, situado no interior do Parque Leon Feffer. O evento “Viveiro de Portas Abertas” atraiu uma ampla quantidade de visitantes e contou com a participação especial dos grupos de jovens Desbravadores e Aventureiros, recebidos pelas equipes técnicas da prefeitura.
Os técnicos da Secretaria do Clima montaram um circuito didático estruturado em estações práticas de aprendizado:
- Combate à degradação do solo: Utilização de um simulador de erosão para demonstrar, em tempo real, como a cobertura verde e a vegetação rasteira nativa são cruciais para segurar a terra e evitar deslizamentos em encostas ou margens de rios.
- Manejo e compostagem: Visitas monitoradas aos canteiros de produção de mudas e introdução a técnicas de mini compostagem de resíduos orgânicos residenciais.
- Reflorestamento prático: Oficinas de plantio de sementes em recipientes individuais e a confecção artesanal de “bombas de sementes”.
Para encerrar o dia de atividades, os participantes realizaram uma trilha ecológica guiada pelo Parque Leon Feffer, onde receberam orientações sobre como fazer a dispersão correta e estratégica das bombas de sementes produzidas, auxiliando de forma direta na regeneração da flora do parque.
Participe das próximas atrações
O calendário do Junho EcoSustentável continua com atividades formativas e interativas gratuitas até o final do mês. Para consultar a grade completa de horários, locais e temas das oficinas e garantir inscrições prévias, os moradores podem acessar o [link suspeito removido].
Crédito das fotos: Divulgação/PMMC


