“Operação Copa Segura” reforçou o policiamento preventivo e o ordenamento urbano no bairro durante os jogos do mundial de futebol.
Para garantir a tranquilidade dos moradores e coibir irregularidades durante o período de jogos da Copa do Mundo Fifa 2026, a Prefeitura de Suzano realizou na última quinta-feira (19/06) a “Operação Copa Segura”. A mobilização uniu os esforços da Guarda Civil Municipal (GCM), do Setor de Fiscalização de Posturas e do Departamento de Trânsito no bairro Jardim Colorado.
Com foco no planejamento estratégico e na presença do poder público nos bairros, a ação integrada partiu da sede da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), atuando de forma preventiva e repressiva para preservar a ordem urbana.
Resultados e balanço das apreensões
O monitoramento e as vistorias das equipes resultaram em importantes intervenções de segurança na região. Entre as principais ocorrências registradas, destacam-se:
- Prisão e recuperação: Um indivíduo foi detido e uma motocicleta com queixa de furto foi recuperada pelas equipes.
- Adulteração: Outra moto foi apreendida com sinais de adulteração no chassi e encaminhada à Delegacia Central de Polícia.
- Apreensões no pátio: Um automóvel e quatro motocicletas foram recolhidos ao Pátio Municipal por estarem com documentação ou condições irregulares.
- Abordagens de rotina: Foram realizadas 64 abordagens a pedestres, fiscalizações em 37 motos e dois carros, além da emissão de oito Autos de Infração de Trânsito (AITs).
“A integração entre a GCM, a Fiscalização de Posturas e os demais setores da prefeitura demonstra que, com planejamento e atuação conjunta, conseguimos prevenir irregularidades e garantir mais tranquilidade para a população”, destacou o prefeito Pedro Ishi, que acompanhou de perto o andamento dos trabalhos.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, também reforçou a relevância dessas ações conjuntas para o município. Segundo o chefe da pasta, as operações integradas e estratégicas continuarão a ocorrer de forma itinerante em diversas regiões de Suzano, visando ampliar de forma contínua o bem-estar e a proteção de toda a comunidade.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano


